• Turismo

    Saturday, 27-Apr-2024 15:09:46 -03
    Sobrevoo

    Após vitória de Trump, Turquia emite alerta para viagens aos EUA

    01/12/2016 02h00

    Após a onda de protestos anti-Trump nos Estados Unidos, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia emitiu um alerta aos cidadãos turcos que pretendem viajar para o país ou que vivem por lá: que sejam cautelosos e adotem medidas de segurança para se proteger.

    Os motivos para a declaração, segundo o órgão, foram os episódios de violência nas manifestações e o aumento no número de agressões verbais e físicas de natureza xenófoba e racista no país americano.

    O ministério citou o caso de um manifestante que foi baleado no dia 12 de novembro na cidade de Portland, em Oregon, durante um protesto.

    Os Estados Unidos também emitiram um alerta para os americanos, no fim de outubro, sobre a ameaça de ataques terroristas na Turquia, recomendando que considerassem os riscos de viajar para lá.

    *

    Marco das Três Fronteiras (PR) é reaberto

    Divulgação
    Mirante do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu
    Mirante do Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu

    O Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras, localizado em Foz do Iguaçu (PR) na divisa com a Argentina e o Paraguai, será reinaugurado na segunda quinzena de dezembro. A reforma do espaço começou em outubro de 2015. O principal símbolo do local é um obelisco erguido em 1903 que estabelece o limite territorial do Brasil em relação aos outros dois países, que também têm monumentos próprios.

    Com a revitalização, a área de mirantes, de onde é possível ver o pôr do sol, será ampliada. Além disso, será criada uma vila cenográfica que reproduz a arquitetura de povoados indígenas organizados por jesuítas nos séculos 17 e 18.O complexo terá ainda outras atrações, como um show de águas dançantes, com luzes e projeções, e um novo restaurante.

    O valor da entrada ainda não foi definido. Moradores de Foz do Iguaçu não pagam.

    *

    Fui e voltaria... Ou não

    MAURO SOUSA, 29
    Diretor no grupo Mauricio de Sousa Produções

    Voltaria

    Japão
    O país tem infraestrutura e tecnologia, infinitas opções de lazer, uma rica culinária e um povo educado. É um destino extremamente interessante e importante culturalmente. Para mim, a viagem ainda tem um apelo emocional porque sou descendente de japoneses

    Não voltaria

    San Andrés (Colômbia)
    Apesar de ser um lugar muito bonito, não tem infraestrutura adequada para receber turistas. A mobilidade urbana da ilha é ruim, além de ser complicado conseguir informações por lá. Fora isso, no hotel em que eu fiquei hospedado não tinha água quente

    *

    App na Bagagem

    Reprodução

    O Explorer é um aplicativo criado pelo Museu de História Natural de Nova York (EUA) que ajuda visitantes a conhecer o lugar de uma forma mais interativa. Com ele, é possível comprar ingressos sem filas, saber curiosidades sobre os animais expostos, realizar testes de conhecimento e montar um roteiro personalizado pelo museu.

    Nome Explorer
    Plataforma Android e iOS
    Quanto grátis

    *

    Agenda

    • 3 de dezembro - Inauguração de exposição do artista plástico Alex Flemming na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, formada por 16 painéis que retratam frequentadores anônimos do lugar; mais: goo.gl/yhNm9l
    • 4 de dezembro - Último dia da Feira da Providência, no Rio de Janeiro, que reúne atrações culturais, gastronomia e artesanato de diferentes Estados. A partir de R$ 9; mais: feiradaprovidencia.org.br
    • 10 de dezembro - Expresso turístico da CPTM realiza viagem até o Festival de Orquídeas, em Mogi das Cruzes (Grande SP), a R$ 45 (ida e volta); mais: viagensdetrem.com.br.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024