• Turismo

    Tuesday, 30-Apr-2024 21:47:30 -03

    Réplica do Titanic em tamanho real começa a ser construída na China

    DA AFP

    02/12/2016 15h00

    Liu Changsong/Reuters
    Construção da réplica do Titanic na China
    Construção da réplica do Titanic na China

    Um estaleiro chinês começou a construir uma réplica do Titanic em tamanho real. A embarcação de 269 metros de comprimento por 28 metros de largura –as dimensões exatas do seu ilustre modelo– não será lançada aos mares.

    Ficará ancorada em um lago artificial dentro de um parque temático de Sichuan, no sudoeste da China, reportou a agência de notícias Xinhua.

    O navio contará com um salão de baile, um teatro, uma piscina e cabines de primeira classe. Também será equipado com wi-fi, um anacronismo ligado às necessidades do nosso tempo, de acordo com a agência de notícias oficial.

    O trágico destino do navio britânico, que afundou no Atlântico depois de ter atingido um iceberg em sua viagem inaugural em 1912, provocando a morte de 1.500 pessoas, fascina tanto os chineses quanto o resto do mundo.

    Liu Changsong/Reuters
    Trabalhadores na construção da réplica do Titanic na China
    Trabalhadores na construção da réplica do Titanic na China

    A construção de sua réplica, anunciada em 2014, envolve um investimento de 136 milhões de euros (R$ 495 milhões de reais) para o grupo de energia chinês Seven Star Energy Investment.

    As primeiras peças começaram a ser construídas no estaleiro Wuchang, na Província de Hubei, de onde serão transferidos para a montagem final em Sichuan.

    Para marcar o início da construção, foi realizada uma cerimônia com a presença do ex-ministro britânico Peter Mandelson, segundo informações do site Tencent.

    O bilionário australiano Clive Palmer anunciou, há alguns anos, outro projeto para fazer uma réplica do Titanic, que também seria construído na China, mas com fins de navegação. No entanto, os planos parecem ter sido interrompidos devido a problemas de financiamento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024