• Turismo

    Wednesday, 01-May-2024 21:45:31 -03

    eleições nos eua

    Suvenires de Melania Trump são proibidos em sua cidade, na Eslovênia

    DA REUTERS

    06/12/2016 09h00

    Timothy A. Clary/AFP
    Donald e Melania Trump
    Donald e Melania Trump

    Quando Donald Trump foi eleito presidente, em novembro, a pizzaria Rondo, que fica em Sevnica, na Eslovênia, criou um bolo que recebeu o nome de sua mulher Melania, que cresceu na cidade.

    O doce é feito de mascarpone com musse de morango e, por cima, tem pequenos confeitos dourados e prateados. A pizzaria também chegou a oferecer um hambúrguer chamado Trump, que se destacava pelo pepperoni picante.

    Mas depois de um aviso público na última semana de uma advogada que representa Melania Trump, dizendo que o uso sem consentimento de seu nome e de sua foto é proibido, o hambúrguer passou a se chamar Burger Presidencial.

    O escritório da advogada Natasa Pirc Musar emitiu uma declaração que afirma que os nomes Trump e Melania Trump são marcas registradas. "Usar uma foto para fins comerciais sem o consentimento de uma pessoa não é permitido", disse Musar.

    Os frascos de mel de produção local com o retrato de Melania desapareceram das prateleiras das lojas nos últimos dias. Os bolos continuam, por enquanto, com seus rótulos com o argumento de que só levam o primeiro nome da futura primeira dama.

    "Depois de consultar a senhora Trump, nós só avisamos ao público que existem limites, mas não mandamos avisos concretos ou notificamos alguém em específico", disse Musar à Reuters.

    A intervenção pode ter esfriado as esperanças dessa cidade de 4.500 habitantes em se beneficiar da ligação com a celebridade internacional e seu poder político. No entanto, alguns moradores estão otimistas que isso irá ocorrer no devido tempo.

    Sevnica fica às margens do rio Sava, em meio a colinas cobertas de floresta. Entre os produtos locais, estão mel, vinho, sapatos e lingerie.

    Melania nasceu em um hospital de Novo Mesto em 1970, quando a Eslovênia fazia parte da antiga Iugoslávia. Filha do revendedor de carros Viktor Knavs e de sua esposa Amalija, foi criada em Sevnica.

    Aos 16 anos, começou a trabalhar como modelo. Fez carreira em Paris e Milão, antes de se mudar para Nova York em 1996.

    Ela se casou com Donald Trump em uma luxuosa cerimônia na Flórida em 2005 e vai se tornar em 20 de janeiro de 2017 a primeira-dama dos Estados Unidos –a segunda nascida fora do país.

    Numa rotatória que leva a Sevnica, um jornal local colocou um cartaz gigante com uma foto de Melania e a saudação: "Bem-vindo à cidade natal da primeira-dama dos EUA".

    Mas, desde que o hambúrguer e os frascos de mel saíram de cena, não há tantas evidências dessa conexão ilustre.

    OURO COMESTÍVEL

    Mojca Pernovsek, chefe da agência local de turismo KSTM, disse à Reuters que o número de visitantes pode ter aumentado cerca de 5 a 10% neste ano, mas espera que mais turistas virão na próxima primavera, quando começa a nova temporada.

    "Sevnica ganhou reconhecimento, e eu acredito que mais cedo ou mais tarde isso vai se refletir em crescimento econômico, maior número de clientes nos restaurantes e de vendas dos produtos locais e de suvenires", disse Pernovsek.

    A agência, porém, não tem planos para vender passeios que mostrem a antiga casa de Melania.

    "Estamos oferecendo tours pela cidade, que tem muito a mostrar, começando pelo castelo, mas não usaríamos o nome de Melania sem seu consentimento", afirmou Pernovsek.

    Mas um fã dedicado de Melania ainda consegue encontrar alguns quitutes. A cafeteria Julija vende um bolo que leva o nome de Melania, feito de chocolate e coberto com ouro comestível.

    Em um restaurante em Zavratec, a cerca de 13 km de Sevnica, os turistas também podem experimentar um menu especial de trutas chamado Melania.

    Em uma colina acima de Sevnica, um chalé vende panquecas Melania, que incluem creme de baunilha, blueberries e mais ouro em pó.

    "O que me disseram é que não é proibido usar o nome Melania desde que não venha junto com o sobrenome Trump", disse o gerente da casa Franc Krasovec à Reuters.

    "Até agora, não tivemos muitos turistas, mas esperamos mais quando o clima melhorar", afirmou Krasovec.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024