• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 11:04:53 -03

    Já sabe onde passar a virada? Conheça as 7 melhores festas pelo mundo

    DE SÃO PAULO

    08/12/2016 14h19

    Em Copacabana, na festa de ano novo mais famosa do Brasil, é preciso disputar espaço na areia de para conseguir assistir aos shows e à impressionante queima de fogos. Em Nova York, nem o frio abaixo de zero consegue espantar o público, que se aperta para ver a descida da famosa bola de cristal do topo do edifício One Times Square.

    Para quem gosta de passar a virada na companhia de uma multidão, opções não faltam –seja no Brasil ou no exterior. Confira sete das melhores festas de réveillon do mundo para curtir a chegada de 2017.

    *

    Sidney, Austrália
    É uma das primeiras cidades do mundo a receber o ano novo. As pessoas se reúnem em diversos pontos da baía para assistir às duas queimas de fogos – uma às 21h (para as crianças) e outra à meia-noite –, que são lançadas da Harbour Bridge, da Opera House e de barcas. Para quem não abre mão do espumante na hora da virada, um problema: nos locais públicos, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido.

    Rio de Janeiro, Brasil
    Mundialmente famoso, o réveillon de Copacabana é o destino certo para quem gosta de agitação. A praia recebe cerca de 2 milhões de pessoas por ano. Na virada de 2015 para 2016, 11 balsas dispararam 24 toneladas de fogos de artifícios ao céu – a queima durou 16 minutos. Neste ano, o show da virada terá a presença de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

    Nova York, Estados Unidos
    Na Times Square, milhares de pessoas disputam espaço para assistir à descida da famosa bola de cristal do topo do edifício One Times Square, que marca a contagem regressiva para a chegada do ano novo. À meia-noite, uma chuva de confetes cai sobre o público. A cerimônia de réveillon é realizada desde 1904, com a descida da esfera brilhante a partir de 1907. Para aproveitar a festa, é bom chegar cedo para garantir um bom lugar e ir bem agasalhado – as temperaturas ficam em torno de -2ºC e 5ºC.

    Londres, Inglaterra
    À meia-noite, as badaladas do Big Ben anunciam a chegada do novo ano, seguidas por um impressionante show de fogos de artifício em volta da London Eye. Os melhores lugares para assistir ao espetáculos ficam à beira do rio Tâmisa, e, desde 2014, precisam de ingresso, que custa £ 10 (R$ 43). Mas, para este ano, já estão todos esgotados.

    Berlim, Alemanha
    A festa na capital alemã se estende por um trecho de dois quilômetros entre a Coluna da Vitória e o Portão de Brandemburgo, onde é montado um palco que recebe diversas atrações musicais. À meia-noite, os fogos de artifícios são disparados. Para curtir a festa bem pertinho do Portão, é bom chegar bem cedo, já que as entradas são fechadas quando a área atinge a lotação máxima.

    Edimburgo, Escócia
    As festividades do Hogmanay, ano novo escocês, são bastante animadas e duram três dias –de 30 de dezembro a 1º de janeiro. Para abrir as comemorações, milhares de pessoas participam de uma procissão com tochas na mão, liderada por homens fantasiados de vikings. A principal festa na virada acontece na Princess Street, para ver a queima de fogos sobre o Castelo de Edimburgo. No primeiro dia do ano, ocorre o tradicional mergulho com fantasias nas águas geladas do rio Forth.

    Paris, França
    A queima de fogos de artifício não é muito tradicional na virada do ano na capital francesa. No ano passado, ela foi proibida em razão dos atentados terroristas, que ocorreram em 13 de novembro. De qualquer forma, nessa época do ano, a cidade está toda iluminada. A maior concentração de pessoas fica na avenida Champs-Elysées.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024