• Turismo

    Friday, 03-May-2024 15:16:28 -03

    Fotógrafo registra parques nacionais pelo Brasil; veja imagens

    DE SÃO PAULO

    15/12/2016 02h00

    Os parques nacionais são a paixão do fotógrafo e engenheiro químico sergipano Príamo Melo, 43. Em nove anos de viagens, já registrou as paisagens de 13 deles, espalhados por quatro países: Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Namíbia.

    "Um dos objetivos dos parques é fazer com que seus visitantes percebam a necessidade de se proteger a natureza. O fotógrafo também tem um papel importante nessa missão: fazer imagens das belezas naturais que sensibilizem as pessoas", diz.

    Para fazer boas fotos de paisagens, é recomendável ter o espírito aventureiro. Em 2015, Melo embarcou em uma trilha de três dias entre as cidades de Petrópolis e Teresópolis, ambas na região serrana do Rio de Janeiro, com todos os equipamentos fotográficos nas costas em busca de bons cliques.

    Um dos 'prêmios' da expedição, feita com um grupo de montanhistas-fotógrafos, foi uma foto do amanhecer a partir dos "Portais de Hércules", mirante no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. "O lugar é de uma beleza ímpar, e seu nascer do sol é espetacular", conta.

    Os parques nacionais da Tijuca (RJ), de Jericoacoara (CE), da Chapada dos Veadeiros (GO) e o de Fernando de Noronha (PE) também estão na lista de destinos já visitados pelo engenheiro no Brasil, que pretende fazer a próxima viagem para a Chapada Diamantina (BA).

    Mas será que ser engenheiro químico ajuda de alguma forma na arte da fotografia? "Contribui para que eu tenha um rigor técnico, que vai influenciar na qualidade final, mas é o lado emocional que vai criar uma imagem de impacto que emocione as pessoas", afirma.

    As fotos do acervo de Melo podem ser vistas em seus perfis no Instagram e no Flickr.

    *

    Veja outras edições do Álbum de Viagem:

    Animais da África, por Ana Zinger
    Praias do Ceará, por Marco Ankosqui
    Zellfie já visitou 69 países
    Bichos do Brasil, por Cristian Dimitrius
    Águas de Florianópolis, por Luciana Freire
    Ribeirinhos da Amazônia, por Analu Buchmann
    Pontos inusitados de Nova York, por Rodrigo Paiva
    Cabo Polonio, por Vitor Monteiro
    Lado 'zen' do Japão, por Jefferson Kimura
    Animais de Galápagos, por Carolina Daffara

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024