• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 03:14:58 -03

    Fotógrafo registra cidade de Ariano Suassuna, na Paraíba; veja imagens

    DE SÃO PAULO

    19/01/2017 02h00

    Nada de destinos turísticos convencionais: foi para a pequena cidade de Taperoá, no sertão da Paraíba, com cerca de 15 mil habitantes, que o fotógrafo e engenheiro carioca Renato Rocha Miranda, 45, escolheu viajar.

    O nome do município pode soar familiar para algumas pessoas. Foi lá que o escritor Ariano Suassuna passou a infância e se inspirou para escrever "O Auto da Compadecida", cujo pano de fundo é a cidade.

    A viagem, realizada em dezembro junto com outras sete pessoas, foi parte do projeto "Brasil Indizível", criado por Miranda e pelo também fotógrafo carioca Flavio Veloso.

    O objetivo da iniciativa é realizar expedições fotográficas para regiões pouco conhecidas e culturalmente interessantes do país, e ajudar a fomentar o turismo em pequenas cidades.

    "O Brasil é indizível tanto do lado negativo quanto do positivo. Tem problemas tradicionais, mas também belezas inacreditáveis. O projeto é quase que um manifesto para as pessoas conhecerem mais o país", afirma Miranda.

    No fim da viagem, os registros do lugar, que vive uma seca há cerca de cinco anos, foram expostos aos moradores para que pudessem "mudar a imagem que tinham de si mesmos". "Muitos me perguntaram por que eu estava fotografando Taperoá. Eu dizia: por que não fotografar? A cidade é linda", conta.

    E qual é o ponto alto do local? "O povo, sem dúvida. Eles sabem todas as histórias sobre a região e seus personagens históricos. A riqueza cultural deles é encantadora", diz ele.

    Além de Taperoá, o grupo também esteve no município de Cabaceiras, no mesmo Estado. Um dos atrativos do lugar é o Lajedo de Pai Mateus e suas formações rochosas.

    As próximas viagens do grupo serão para o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, e para o distrito de Alter do Chão, no Pará.

    "As pessoas têm que se encantar com o Brasil real, perdido no meio do nada, diferente daquele que aparece no noticiário. É um estímulo para que continuem lutando para mudar a situação do país", afirma Miranda.

    *

    Veja outras edições do Álbum de Viagem:

    Tribos da Etiópia, por Haroldo Castro
    Mistérios do Irã, por Cristiano Xavier
    Contrastes arquitetônicos de El Alto, na Bolívia, por Tatewaki Nio
    Uruguai de bicicleta, por William Cardoso
    Parques nacionais do Brasil, por Príamo Melo
    Animais da África, por Ana Zinger
    Praias do Ceará, por Marco Ankosqui
    Zellfie já visitou 69 países
    Bichos do Brasil, por Cristian Dimitrius
    Águas de Florianópolis, por Luciana Freire
    Ribeirinhos da Amazônia, por Analu Buchmann

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024