• Turismo

    Wednesday, 01-May-2024 00:47:58 -03

    Melania Trump impulsiona turismo em sua cidade natal, na Eslovênia

    DA REUTERS

    23/01/2017 17h24

    As vendas de tortas de maçã "Primeira-dama" estão indo de vento em popa na padaria Kruhek, que fica em Sevnica, cidade natal de Melania Trump, na Eslovênia.

    "Vendemos mais de cem por dia, então as tortas se tornaram nosso principal produto nestes dias", disse Sergeja Gorenjec, vendedora na padaria."Nosso dia de trabalho ficou mais longo, mas estamos felizes e orgulhosos de Melania."

    A quantidade de turistas dobrou durante o ano passado, quando o interesse em Melania cresceu devido à campanha presidencial de seu marido, Donald Trump, afirmou o guia turístico Janez Levstik. Ele não forneceu números.

    "Estávamos um pouco despreparados no início, mas agora já estamos nos acostumando e esperamos que o número de turistas aumente ainda mais", disse Mojca Pernovsek, diretor da agência local de turismo KSTM.

    Na última sexta-feira (20), o município de Sevnica convidou turistas e jornalistas para participarem das comemorações da posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos.

    Bolos e panquecas "Melania" e "hambúrgueres presidenciais" estão entre as ofertas de cafés e restaurantes na cidade no sudeste da Eslovênia, às margens do rio Sava e rodeada por colinas cobertas por floresta.

    Foi lá que Melania nasceu em 1970, quando a Eslovênia ainda fazia parte da Iugoslávia, e passou a maior parte da sua juventude em um apartamento no centro, antes de morar na capital Liubliana para frequentar a escola.

    Aos 16 anos, começou a trabalhar como modelo. Fez carreira em Paris e Milão, antes de se mudar para Nova York em 1996. Seus pais, o ex-revendedor de carros Viktor Knavs e sua esposa Amalija, vivem em Sevnica, quando não estão nos Estados Unidos com suas duas filhas.

    "Até agora recebemos principalmente turistas eslovenos, mas esperamos mais estrangeiros no futuro, sobretudo dos países vizinhos", disse Levstik.

    Os visitantes não verão fotos de Melania espalhadas pela cidade de 5.000 habitantes –elas foram removidas em novembro, depois de sua advogada emitir uma nota proibindo o uso de imagens da primeira-dama para fins comerciais sem seu consentimento.

    Mas, além das tortas da primeira-dama, feitas com maçãs locais e decoradas com um "M" no topo e a bandeira dos Estados Unidos, os turistas podem provar vinhos, chás, chocolates, salsichas e mel. Entre os produtos locais, também estão cremes faciais, lingeries, sapatos e móveis.

    O prefeito Srecko Ocvirk disse esperar que os negócios locais se beneficiem da nova fama de Sevnica. Centenas de pessoas encheram os restaurantes e bares na sexta para assistir à posse de Trump pela televisão.

    "Claro que iria assistir à cerimônia. É ótimo que a primeira-dama seja daqui, tenho certeza que ela contribuiu para a vitória de Trump", afirmou o morador Marjan Romih.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024