• Turismo

    Tuesday, 30-Apr-2024 11:57:14 -03

    Banhos ajudam a curar ressaca após noitadas na Geórgia

    CASSIANA DER HAROUTIOUNIAN
    NA GEÓRGIA

    26/01/2017 02h00

    Depois de um dia longo de caminhadas e descobertas por Tbilisi, a recomendação é fazer um passeio na região de Abanotubani, um distrito da cidade velha, onde a capital georgiana começou.

    O lugar é conhecido por seus banhos públicos de águas sulfurosas, cuja parte mais legal é a arquitetura de tijolos, com instalações sempre subterrâneas.

    Ir à Geórgia e não experimentar isso é como ir à Turquia e não fazer o banho turco. Faz parte do pacote.

    A experiência também ajuda a recarregar as energias para continuar a viagem.

    Como os georgianos amam festas e noites prolongadas, o banho de enxofre se revela uma ótima pedida para curar a ressaca.

    O cheiro dos banhos, infelizmente muito semelhante ao de um ovo podre, pode parecer um impeditivo, mas acredite: a experiência vale a pena e relaxa de verdade.

    HORA DO BAR

    No entorno da região dos banhos, acumulam-se muitos restaurantes que oferecem vinhos locais e delícias georgianas. Uma das melhores indicações na cidade é o Ezo.

    Localizado em um pátio cercado por predinhos de três andares, o restaurante parece uma casa antiga e superdescolada, com garçons jovens, iluminação bem feita e boa trilha sonora. O público com jeito hipster tem pinta de intelectual ou de gente envolvida com o mundo das artes.

    É difícil ir embora. No Ezo, sempre há espaço para mais um brinde. O ambiente informal permite comer e beber enquanto se assiste aos frequentadores jogando uma ou várias partidas de gamão, uma paixão local.

    Quase sempre há um tabuleiro do jogo à vista nas prateleira dos cafés espalhados pela cidade. Assim como quase sempre há uma garrafa de vinho sobre a mesa. Ela faz parte da identidade nacional –a Geórgia tem umas das regiões vinícolas mais antigas do mundo.

    No inverno, é comum que a bebida seja oferecida quente. O visitante também pode arriscar a provar a "chacha", comparada à grapa italiana e com sabor bastante forte.

    Como prato típico, há o khinkali: um bolinho recheado com carne, batatas ou espinafre. Ou o katchapuri, o famoso pão georgiano com recheio de queijo –este também é servido em outras regiões do Cáucaso.

    VIAGEM

    Algumas companhias aéreas europeias fazem o trajeto para Tbilisi, mas não com voos diretos. A maioria tem conexões em Istambul ou Moscou. Esse não foi o jeito que eu escolhi para chegar lá.

    Como estava na Armênia, decidi cruzar a fronteira de carro. Saindo da capital, Ierevan, até a chegada a Tbilisi são sete horas de viagem.

    A estrada tem curvas intensas e paisagens exuberantes, tanto de um lado quanto do outro da fronteira. Depois da primeira cidade da Geórgia, leva-se mais uma hora e meia para chegar à capital.

    As estradas mostram que mudamos de território. As vias georgianas são completamente diferentes das armênias –e melhores.

    É impressionante como as capitais do Cáucaso não são parecidas, a não ser pelo passado soviético. Tbilisi e Ierevan são muito diferentes –a primeira parece uma cidade muito mais desenvolvida.

    Na possibilidade de fazer esse percurso de carro, abrace-a. Apesar da apreensão que pode surgir ao cruzar as fronteiras –ainda mais quando os policiais mal falam inglês, e as duas línguas em questão parecem palavrões–, o caminho faz a empreitada valer a pena.

    COMPRAS NA PRAÇA

    Chegando em Tbilisi, a primeira parada para quem deseja fazer compras é a Freedom Square. É por ali que tudo acontece.

    A praça recebeu esse nome depois da independência da Geórgia, em 1991, deixando para trás os tempos de União Soviética. No centro, uma estátua dourada mostra são Jorge matando um dragão. É o marco do espaço e simboliza a liberdade e a independência, já que, durante o período soviético, era uma estátua de Lênin que ocupava o lugar.

    A 20 minutos de caminhada a partir dali fica o mercado de pulgas, ao lado da Dry Bridge. É o paraíso para as compras de artigos soviéticos, como medalhas, pôsteres, porcelanas antigas e outras lembranças.

    As pessoas estendem seus panos no chão, debaixo da sombra das árvores e veem o tempo passar entre uma compra e outra, feita por alguns visitantes e por moradores da capital. Você pode acabar levando um monte de cacarecos sem utilidade, é verdade, mas vale pela experiência.

    Com sorte, o turista consegue ouvir muitas histórias do passado contadas pelos simpáticos georgianos. Mesmo que não dê para entender tudo (na pior das hipóteses, nada mesmo), o cenário e a simpatia convidam o visitante a inventar alguns dos causos na própria cabeça.

    *

    O QUE SABER?

    Onde fica Geórgia

    Nome oficial
    República da Geórgia

    Capital
    Tbilisi

    Idiomas
    Georgiano (oficial), armênio, russo, ossetiano, abkhaz e turco

    Moeda
    Lari (1 = R$ 1,17)

    Fuso horário
    + 7 horas em relação a Brasília (no horário de verão no Brasil, a diferença cai para 6 horas)

    Como chegar
    Não há voos diretos partindo do Brasil. A melhor opção é ir de Istambul ou pegar um voo que faça escala na capital da Turquia. De lá, há opções de voos diretos para Tbilisi pela Turkish Airlines

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024