• Turismo

    Tuesday, 23-Apr-2024 21:45:36 -03

    Spa no interior do Rio controla horário de dormir e acesso à internet

    JULIANA VINES
    ENVIADA ESPECIAL A PENEDO (RJ)

    02/02/2017 02h00

    A recepção pomposa, com esculturas de leões e pé-direito gigantesco, não deixa dúvidas: você está num hotel cinco estrelas. Até que a atendente oferece um bombom de alfarroba -doce natureba que imita chocolate- e água saborizada com frutas. Cafezinho? "Não servimos nenhum estimulante", diz a recepcionista.

    Essa é a primeira de várias regras do Rituaali, spa de luxo em Penedo (a 179 km do Rio), inaugurado há um ano.

    Um tour guiado revela outras: o wi-fi é desligado das 22h às 7h, as refeições têm hora marcada -com sino e tudo- e a comida é vegana.

    Nos quartos com lareira, hidromassagem e sauna particular, um folhetinho com a programação do dia espera o hóspede. As atividades começam às 6h30 e vão até 20h. São consultas, palestras, exercícios, terapias corporais e rituais de reflexão.

    A ideia é ser um "centro de reeducação do estilo de vida", de acordo com Luiz Fernando Sella, médico e diretor do Rituaali. "Aqui não é um spa, contém um spa. Oferecemos a imersão num estilo de vida saudável que pode servir de pontapé inicial para uma transformação."

    Já no primeiro dia o hóspede é enquadrado em um dos seis programas de tratamento, entre eles "antidor" e "equilíbrio". Depois, passa por um detox que inclui dois dias vivendo só à base de suco e sopa.

    No começo, a abstinência de cafeína dá dor de cabeça, o sono não vem às 22h e falta energia para as atividades.

    "Parecia que eu estava de ressaca, mas todo mundo diz que é normal porque eu tomava 11 xícaras de café por dia", conta a guia de turismo Isabella Maroja, 49, que foi arrastada para o spa por uma amiga. "Estou adorando. Já sinto que desinchei", afirma.

    Quem reclama é encorajado a testar terapias naturais, com compressas de argila e muita água (escalda-pés, choque térmico, banhos de imersão). Quem não reclama também -nada de ficar de bobeira na piscina.

    "A diferença para outros spas é que aqui é um ambiente monitorado e nós sugerimos os tratamentos para o paciente. Não é um hotel para relaxar. Não queremos hóspedes de fim de semana. Tem que ficar pelo menos sete dias para fazer diferença", afirma Daniela Kanno, também do corpo médico.

    "Não esperamos que a pessoa passe a dormir às 21h30 e vire vegetariana. Mas dificilmente você vai voltar para casa como se nada tivesse acontecido", diz Sella.

    A jornalista viajou a convite do Rituaali

    *

    RITUAALI

    ONDE rua Harry Bertel,400, Penedo, Itatiaia, RJ
    QUANTO pacote de sete dias a partir de R$ 8.070,30 por pessoa, com alimentação e tratamentos inclusos
    INFORMAÇÕES rituaali.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024