• Turismo

    Sunday, 05-May-2024 19:48:45 -03

    'Nunca fui fã de passarinho', diz fotógrafo especializado em aves; veja

    CAROLINA MUNIZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    30/03/2017 02h00

    A revoada de garças-vaqueiras que ilustra a capa da edição do "Turismo" desta semana (veja acima), bem como todos os "retratos" de pássaros, são obra do fotógrafo Flavio Moraes.

    Piracicabano de 38 anos, ele afirma fotografar aves como hobby : a cada 15 dias, faz uma pausa na sua agenda profissional agitada, que inclui a cobertura de grandes shows e eventos, para se enfiar no meio do silêncio do mato e passar um dia inteiro com a câmera na mão, pronto para capturar a imagem ao sinal de um bater de asas.

    Para registrar as criaturas bem de pertinho, Moraes é capaz de ficar horas a fio com as pernas submersas em lodo e adentrar selva fechada na madrugada –é aficionado por corujas. "É muito difícil registrar um bicho que pula e voa. À noite, é preciso que outra pessoa o ilumine com uma lanterna", diz.

    Atrás de espécies diferentes, o fotógrafo viaja pelo Estado de São Paulo, do interior ao litoral.

    Se comparada à sua atividade profissional de mais de uma década, a paixão pelo birdwatching é recente. Faz quatro anos que apontou pela primeira vez a câmera para uma ave, em uma viagem a Paraty (RJ).

    "Nunca fui fã de passarinho", conta. "Estava na praia com o meu equipamento e quis fotografar, de forma descompromissada, um tiê-sangue, ave-símbolo da mata atlântica."

    Bastou para que tomasse gosto. O novo hobby o fez se encantar outra vez pela profissão. "Estava de saco cheio do trabalho, nem encostava na máquina no tempo livre. A sensação de ver e ouviranimais selvagens no seu ambiente mudou minha vida."

    *

    COMO FOTOGRAFAR

    BEM INFORMADO
    Antes de viajar, pesquise sobre os pássaros que habitam a região. Fica mais fácil fotografá-los quando se sabe mais sobre seu comportamento ""como é seu canto ou a que horas são ativos. Um dos sites mais usados pelos birdwatchers é o wikiaves.com

    OLHO VIVO
    Evite câmeras mais lentas, que demoram alguns segundos entre o clique e a foto. O modelo mais indicado é o reflex, que permite a troca de lentes. Para mirar no pássaro, use o visor da máquina, não a tela. Isso dará mais agilidade aos movimentos

    TEMPO AO TEMPO
    Não seja afoito para chegar muito perto da ave. Faça uma primeira foto mais distante, para garantir o registro, e vá se aproximando aos poucos, tentando se locomover sem que o animal perceba sua presença

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024