• Turismo

    Tuesday, 07-May-2024 18:41:26 -03

    Pesca a cavalo leva turistas e curiosos à Bélgica

    DA ANSA

    24/07/2017 02h00

    Yves Herman/Reuters
    Homem pratica pesca a cavalo na cidade de Oostduinkerke, na costa ocidental da Bélgica
    Homem pratica pesca a cavalo na cidade de Oostduinkerke, na costa ocidental da Bélgica

    Um tipo de pesca diferente é praticada pelos moradores da cidade de Oostduinkerke, na costa ocidental da Bélgica, e vem atraindo curiosos de todo o mundo durante o verão no hemisfério norte. Em vez de usarem redes comuns e barcos para retirar peixes e crustáceos do mar, as pessoas fazem isso a cavalo.

    A região é conhecida como a única a realizar a prática. Com equipamentos especializados, pescadores cavalgam por alguns metros para dentro do mar e retornam com diversos frutos e peixes para serem comercializados.

    Cerca de 12 famílias exercem a atividade oficialmente na região, que acontece duas vezes por semana nos meses entre junho e setembro. O trabalho começa por volta das 8h, com a maré mais baixa. Os cavalos usados são da raça brabant.

    A pesca dura cerca de duas horas, e o principal alimento retirado do mar é o camarão. Também chamados de "caviar do Mar do Norte", o crustáceo é o ingrediente principal de muitos pratos da região, incluindo croquetes, massas e tomates recheados.

    Muitas vezes, pescadores vendem o alimento na praia, mas turistas saboreiam as especialidades nos restaurantes das proximidades.

    No ano de 2013, a tradição foi inserida na lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade. Ela lembra a prática realizada na Idade Média, mas com uma diferença: atualmente são usadas redes mais densas e duráveis.

    Antigamente, a pesca com redes de arrasto em carruagens puxadas por cavalos tinha se espalhado por toda a costa, passando por França, Holanda e o sul da Inglaterra. No entanto, somente na Bélgica a prática foi mantida.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024