Um incêndio na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, destruiu ao menos 1.400 hectares da reserva -área equivalente a 1.400 campos de futebol.
O fogo foi detectado na terça-feira e até a noite de desta quinta não havia sido controlado.
Lauro Alves - 27.mar.2013/Agência RBS/Folhapress | ||
Incêndio consome vegetação na Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, e já destruiu ao menos 1.400 hectares da reserva |
Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Grande, a área do incêndio é de difícil acesso e o combate só poderia ser feito por aviões.
Os trabalhos eram coordenados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade), responsável pela reserva de cerca de 34 mil hectares.
O ICMBio aguardava a chegada de aviões da Bahia -com capacidade para até 3.000 litros de água- para o combate em áreas de fogo mais intenso, o que só deve ocorrer hoje.
Ontem, o trabalho foi feito com cerca de 80 brigadistas e dois aviões agrícolas, com menor capacidade de armazenamento de água (600 litros).
A hipótese é que um raio tenha originado o fogo, iniciado em área remota e de escassa presença humana.
Criada em 1986, a estação ecológica ocupa uma área entre as cidades de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Formada por dunas litorâneas, lagoas e campos, é berçário de aves migratórias e tem alto valor ecológico para pesquisas e experimentos. Entre os animais encontrados no local estão capivaras, jacarés e tartarugas.