• As Mais

    Saturday, 20-Apr-2024 08:57:33 -03

    Após morte de Squire, relembre 10 sucessos da banda Yes

    NATÁLIA PORTINARI
    MARCO RODRIGO ALMEIDA
    DE SÃO PAULO

    29/06/2015 12h37

    Chris Squire, baixista e cofundador da icônica banda Yes, morreu no último sábado (27) aos 67 anos.

    O grupo britânico foi um dos mais influentes no rock progressivo. Durante a década de 1970, seus músicos fizeram parte da cena artística que incluía, por exemplo, Frank Zappa, King Crimson e Gentle Giant, um geração que levou sintetizadores, orquestras e composições revolucionárias para o mundo do rock.

    Relembre, abaixo, os dez principais sucessos do Yes selecionados pela Folha.

    Dave Kotinsky - 9.jul.2014/AFP
    Chris Squire se apresentando em 2014
    Chris Squire se apresentando em 2014

    1 - "I've Seen All Good People"

    Escrita pelo vocalista Jon Anderson e Chris Squire, "I've Seen All Good People" foi lançada em 1971 e chegou às 40 mais tocadas dos Estados Unidos. Uma trívia: por volta dos três minutos da música, o refrão de "Give Peace a Chance", de John Lennon, toca no fundo. Na versão reduzida, usada no clipe abaixo, o trecho foi removido.

    Veja vídeo

    2 - "Close to the Edge"

    "Close to the Edge" tem o mesmo título do álbum em que foi lançada a música, em 1972. Os compositores são Anderson e Steve Howe.

    Anderson afirmou que a música e o álbum homônimo foram influenciados pelo romance "Siddartha", de Herman Hesse. O livro foi uma das principais influências do movimento budista ocidental da década de 1970, e, consequentemente, do rock psicodélico que o acompanhou.

    Veja vídeo

    3 - "Don't Kill the Whale"

    A música está no nono álbum gravado em estúdio do Yes, "Tormato" (1977). A capa desse disco tem uma curiosidade que envolve Chris Squire: os membros da banda foram fotografados com jaquetas com seus nomes, mas Squire esqueceu de trazer a sua e teve que usar uma com o nome "Jim" (que depois foi substituído por "Chris", em uma edição da foto).

    Veja vídeo

    4 - "Big Generator"

    Em 1987, na época da gravação do álbum "Big Generator" (que continha o hit de mesmo nome), a banda já estava tentando se reimaginar, sem saber se retornava ao Yes mais tradicional ou se se enveredava pelo estilo hard rock que predominava nas rádios. A faixa "Big Generator" é mais um exemplo da segunda opção —ouça abaixo.

    Veja vídeo

    5 - "Into The Lens"

    Composta pela banda The Buggles, a música foi lançada como single pelo Yes em 1980 (e no álbum de estúdio "Drama", do mesmo ano). Os Buggles também lançaram a música em 1981, com uma versão ligeiramente alterada.

    A colaboração entre as bandas se deu porque o vocalista Anderson, do Yes, foi substituído em 1980 por Trevor Horn, que era parte dos Buggles. O único álbum que Horn gravou com o Yes foi o próprio "Drama". Anderson voltou à banda logo depois.

    Veja vídeo

    6 - "Soon"

    "Soon" é um single do Yes de 1975, também lançado no álbum "Relayer", de 1974. É conhecida por ser uma música pacifista, casando com o estilo psicodélico do "rock prog" adotado pela banda na época. Ouça abaixo.

    Veja vídeo

    7 - "Hold On"

    "Hold On", de 1983, chegou às 27 mais tocadas do rock nos Estados Unidos. É parte do disco "90125" (1983), um dos maiores sucessos de público do Yes. Foi quando Jon Anderson voltou a cantar na banda e Trevor Horn, do The Buggles, continou no Yes como produtor.

    Veja vídeo

    8 - "Going for the One"

    Também parte de um álbum homônimo (Going for the One", de 1977), a música foi uma das mais tocadas do Reino Unido e o álbum entrou nos mais tocados na Inglaterra e nos Estados Unidos. A banda tinha acabado de passar por um hiato, entre 1975 e 1977, intervalo que cada um dos membros aproveitou para lançar trabalhos solo.

    Veja vídeo

    9 - "Time and a Word"

    "Time and a Word" é uma música do álbum homônimo do Yes de 1970, o segundo disco da banda. Gravado em Londres, o LP mostra o som criativo pela qual a banda é reconhecida até hoje.

    A maior parte das músicas do "Time and a Word" são acompanhadas por uma orquestra ao vivo, decisão de Anderson que foi rechaçada por Peter Banks, guitarrista da formação original do Yes. Banks foi demitido da banda antes até do álbum ser lançado. Steve Howe ficou em seu lugar.

    Veja vídeo

    10 - "Sound Chaser"

    "Sound Chaser" também é parte do "Relayer", assim como "Soon". A música mostra que o Yes experimentou com outros gêneros no começo da história da banda. Grande parte da canção é acompanhada por um sintetizador Moog, por exemplo, o que era novidade na época.

    Veja vídeo

    Divulgação
    Os integrantes da banda Yes: Billy Sherwood, Steve Howe, Jon Anderson, Chris Squire e Alan White, da esq. para a dir.
    Os integrantes da banda Yes: Billy Sherwood, Steve Howe, Jon Anderson, Chris Squire e Alan White, da esq. para a dir.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024