• As Mais

    Thursday, 18-Apr-2024 19:55:11 -03

    8 curiosidades sobre 'Super Mario', que completa 30 anos

    ANDERSON LEONARDO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/09/2015 02h08

    No domingo (13), o mascote da produtora de videogames Nintendo comemora seu aniversário de 30 anos. Presente em mais de 200 títulos até hoje, segundo a companhia japonesa, Mario reacendeu uma indústria, tornou-se o encanador mais adorado do mundo e até serviu de inspiração para um filme sombrio e pastelão não muito bem recebido pelo público. Veja abaixo oito curiosidades sobre o personagem.

    1. 'Super Mario Bros.'

    O primeiro título do personagem bigodudo criado por Shigeru Miyamoto chegou às prateleiras em 13 de setembro de 1985 em meio a uma crise. O lucro da indústria de videogames havia acabado de cair 97% nos últimos dois anos, e a desenvolvedora Atari, decretado falência.

    Mas "Super Mario Bros." se tornou um sucesso, alavancando as vendas do console NES (Nintendo Entertainment System). Até hoje, mais de 40 milhões de cópias já foram vendidas.

    Veja vídeo

    2. Que Mario?

    Tecnicamente, a primeira aparição do encanador italiano foi em 1981, em "Donkey Kong", jogo de plataforma inspirado no desenho animado "Popeye". Na época, Mario era um carpinteiro conhecido apenas como Jumpman (homem-pulo). O jogador precisava salvar a garota Pauline das garras de um gorila.

    Reprodução
    Capa do jogo "Donkey Kong Arcade"
    Jogo Donkey Kong Arcade

    3. Decepção nas telonas

    Em dezembro de 1993, Mario e seu irmão Luigi ganharam vida num longa-metragem de ficção científica minimamente baseado no universo da Nintendo. "Super Mario Bros.", o filme, não capturou a essência da série. Foi um fracasso de bilheteria (recuperou apenas US$ 20 milhões dos US$ 48 milhões gastos para ser produzido) e deixou muitos fãs de videogames céticos quanto a adaptações cinematográficas.

    Reprodução
    "Super Mario Bros.", o filme, um fracasso de bilheteria
    Super Mario Bros, o filme

    Veja vídeo

    4. A voz por trás do bigode

    Charles Martinet é o ator americano que, desde 1995, dubla o personagem mais famoso da Nintendo. Ainda dentro da franquia, ele também faz as vozes de Luigi, Wario, Waluigi e até de Donkey Kong. Neste mês, Martinet completa 60 anos.

    Veja vídeo

    5. Em três dimensões

    Com "Super Mario 64", lançado em 1996 para o console 64, o icônico mascote da Nintendo evoluiu de apenas um "sprite" 2D para um personagem tridimensional. No game, Mario tem de explorar mundos escondidos dentro de quadros mágicos no castelo da princesa Peach para salvá-la do vilão Browser.

    Apesar de não ter sido o primeiro jogo de plataforma em 3D, "Super Mario 64" ajudou a consolidar o gênero. O título ganhou um "remake" quatro anos mais tarde para o portátil da empresa japonesa, o DS.

    Veja vídeo

    Reprodução
    "Super Mario 64", que consolidou o gênero dos games 3D
    Super Mario para Nintendo 64

    6. Recordista de vendas

    Segundo o livro dos recordes Guinness, Mario protagoniza a série de videogame mais vendida mundialmente na história, com 529 milhões de cópias comercializadas até julho de 2014, ano do último registro.

    7. Bate-bate do 'Mario Kart'?

    Assim como ocorreu com "Harry Potter", a série deve ganhar vida nos parques de diversão da Universal em breve. Neste ano, a Nintendo anunciou uma parceria com o conglomerado americano para criar atrações temáticas não só do Mario, mas de outros personagens famosos da produtora japonesa.

    Reprodução
    Cena do game "Mario Kart"
    Cena do game "Mario Kart"

    8. 'Super Mario Maker'

    A Nintendo desenvolveu, em comemoração aos 30 anos do encanador, um jogo que permite construir fases da franquia "Super Mario" e jogá-los sozinho, com a família ou on-line. "Super Mario Maker" foi lançado na sexta-feira (11) para o console Wii U. O game dá aos fãs o poder de moldar o universo em que têm se aventurado nas últimas três décadas.

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024