• As Mais

    Wednesday, 24-Apr-2024 03:50:34 -03

    Rogério Ceni não é o primeiro ex-jogador a assumir o clube onde é ídolo; relembre outros nomes e casos no Brasil

    DE SÃO PAULO

    25/11/2016 02h00

    O São Paulo anunciou nesta quinta-feira (24) o ex-goleiro Rogério Ceni como novo treinador da equipe são-paulina. Ídolo do clube tricolor, Ceni chega para substituir Ricardo Gomes, demitido na quarta.

    Essa não será a primeira vez que um ex-jogador adorado pela torcida dirigirá um time no futebol brasileiro. Poucas foram as vezes que a fórmula deu certo, mas o grande sucesso aconteceu justamente no São Paulo, com Muricy Ramalho.

    Muricy Ramalho - São Paulo

    Entre 1973 e 1979, Muricy Ramalho foi um meia habilidoso do São Paulo. Como jogador, faturou o Campeonato Paulista de 1975 e o Campeonato Brasileiro de 1977. Encerrou sua carreira em 1985, aos 30 anos, e em 1993 se tornou técnico do mexicano Puebla, time que defendeu. No ano seguinte, foi auxiliar de Telê Santana no São Paulo, mas foi só em 2006 que caiu nas graças do torcedor tricolor. Durante sua primeira passagem entre 2006 e 2009, ele ganhou três Brasileiros e aumentou sua idolatria com a frase "aqui é trabalho".

    Juan Mabromata/AFP
    Brazil's Sao Paulo's coach Muricy Ramalho looks on during the Copa Libertadores 2015 group 2 football match against Argentina's San Lorenzo at Pedro Bidegain stadium in Buenos Aires, Argentina, on April 1, 2015. AFP PHOTO / JUAN MABROMATA ORG XMIT: MAB885
    Muricy Ramalho durante jogo do São Paulo pela Copa Libertadores

    Júnior - Flamengo

    Campeão pelo Flamengo da Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Estadual do Rio, Mundial, entre outros inúmeros títulos como jogador, o ex-lateral Júnior decidiu se aventurar como técnico. Ele não teve, porém, o mesmo sucesso. Em 54 jogos à frente do clube rubro-negro, o máximo que conseguiu foi um vice campeonato do estadual.

    José Patrício/Folhapress
    ORG XMIT: 273101_1.tif Futebol - Campeonato Brasileiro, 2003 - São Paulo 3 x 0 Corinthians: o técnico Júnior, do Corinthians, durante partida em que seu time perdeu por 3 a 0 para o São Paulo, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). (São Paulo, SP, 12.10.2003. Foto de José Patrício/Folhapress)
    Júnior durante passagem como treinador do Corinthians

    Falcão - Internacional

    Antes de ser apelidado como o "Rei de Roma", o volante Falcão fez história no Internacional entre 1973 e 1980. Os únicos três títulos de Campeonato Brasileiro que o clube têm (1975, 1976 e 1979) foram com a ajuda do ex-jogador. Assim como Júnior, ele não teve sucesso como treinador do clube que foi ídolo. Em sua primeira passagem, em 1993, ficou apenas 17 jogos. Em 2011 conquistou o Campeonato Gaúcho, seu único título como técnico colorado. Já em 2016 teve um trabalho desastroso. Em cinco jogos, acumulou dois empates e três derrotas.

    Fabio Braga/Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL, 14-07-2011: O técnico do Internacional, Falcão. Jogo válido pela 12 rodada do Campeonato Brasileiro, onde o S.C. Corinthians P., enfrenta o S.C. Internacional de Porto Alegre (RS), no estádio do Pacaembú. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, VENCER).
    O ex-jogador Falcão durante sua passagem como treinador do Internacional em 2011

    Renato Gaúcho - Grêmio

    No Grêmio, Renato Gaúcho participou dos dois título mais importante do clube, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes de 1983. Foi dele, inclusive, os dois gols da vitória tricolor por 2 a 1 sobre o Hamburgo, da Alemanha. Em 2010, foi anunciado com grande euforia peloes torcedores para dirigir a equipe, mas não conseguiu nenhuma conquista expressiva. Em setembro deste ano, Renato foi anunciado como novo técnico do Grêmio após um período de dois anos longe de futebol. Ele levou o time à final da Copa do Brasil e tem a chance de acabar com um jejum de 15 anos de seca de títulos nacionais da equipe gaúcha.

    Joel Silva/ Folhapress
    SÃO PAULO, SP, BRASIL,11-06 2011-O tecnico Renato Gaucho se protege do frio no. jogo entre Sao Paulo x Gremio de Porto Alegre, no estadio do Morumbi Zona sul de Sao Paulo, pelo campeonato brasileiro de futebol foto de torcedores e ateltas agasalhados pelo frio. (Foto: Joel Silva/ Folhapress,***ESPORTE***
    Renato Gaúcho durante sua passagem como treinador do Grêmio em 2011

    Basílio - Corinthians

    Autor do gol que tirou o Corinthians de um jejum de 23 anos no Campeonato Paulista de 1977, Basílio entrou para a história do clube e tentou se eternizar como treinador. De 1985 a 1990 teve passagens como técnico, mas não teve sucesso e não conseguiu nenhum título.

    Folhapress
    LOCAL E DATA DESCONHECIDA: Futebol: o jogador Basílio da equipe do Corinthians. (Foto: Folhapress)
    O ex-jogador Basílio durante treino do Corinthians

    Fernandão - Internacional

    O ex-atacante Fernandão fez parte de um dos momentos mais gloriosos do Internacional na década passada. No clube entre 2004 e 2008, ele foi campeão gaúcho, faturou o título da Libertadores e do Mundial de Clubes e da Recopa Sul-americana. Em 2011, o jogador encerrou sua carreira no São Paulo, e no ano seguinte se tornou treinador. À frente do Inter foram 26 jogos, nove vitórias, oito empates e nove derrotas. Ele não conseguiu nenhum título e foi demitido ainda em seu primeiro ano. Em 2014, um acidente de helicóptero ocasionou a sua morte. Como homenagem, a diretoria do clube colorado fez uma estátua de Fernandão em frente ao Beira Rio.

    Romário - Vasco

    Com três passagens pelo Vasco, Romário conquistou praticamente todos os títulos expressivos do clube. A sua idolatria é tanta, que há uma estátua sua atrás de um dos gols do estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Em 2007, o ex-jogador passou a comandar a equipe carioca. Sua passagem não durou nem uma temporada e não teve nenhum título.

    Bruno Domingos/Reuters
    ORG XMIT: 280401_1.tif Futebol - Copa Sul-Americana, 2007: Vasco 1X0 América (México): À beira do campo, Romário esbraveja como técnico durante partida contra o América, pela Copa Sul-Americana, em São Januário, Rio de Janeiro (RJ). Former Brazil striker Romario gestures during their Copa Sudamericana soccer match against CF America at Sao Januario stadium in Rio de Janeiro October 24, 2007. Romario, who has still not officially retired from playing, was named as interim coach of his club Vasco da Gama. REUTERS/Bruno Domingos (BRAZIL)
    Pelo Vasco, Romário comanda equipe em jogo realizado no estádio São Januário

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024