• As Mais

    Friday, 19-Apr-2024 02:48:46 -03

    Dez marcas inéditas conquistadas no esporte em 2016 –e outra extremamente rara

    DE SÃO PAULO

    30/12/2016 12h00

    O ano de 2016 contou com a Olimpíada, maior evento esportivo do planeta, que, como de costume, acumulou diversas marcas relevantes nas competições. No entanto, não foi somente na Rio-2016 que os atletas se destacaram: no futebol brasileiro e internacional; no basquete; no beisebol; e no surfe, as surpresas tomaram conta do noticiário. Relembre algumas delas abaixo.

    *

    Garotada no topo

    O título que faltava à seleção brasileira finalmente foi conquistado neste ano. A equipe treinada por Rogério Micale e liderada por Neymar, Renato Augusto e Gabriel Jesus venceu a Alemanha nos pênaltis no Maracanã e conquistou a primeira medalha de ouro olímpica da história do futebol brasileiro.

    Li Gang/Xinhua
    (160820) -- RIO DE JANEIRO, Aug. 20, 2016 (Xinhua) -- Neymar of Brazil celebrates after the men's football gold medal match against Germany at the 2016 Rio Olympic Games in Rio de Janeiro, Brazil, on Aug. 20, 2016. Brazil won the gold medal on penalty shoot-out. (Xinhua/Li Ga) ORG XMIT: AGEN1608202338521460
    Neymar comemora cobrança de pênalti que decidiu o título a favor do Brasil

    Menina de ouro

    Rafaela Silva, 24, acumula marcas inéditas na carreira. Em agosto de 2013, tornou-se a primeira brasileira a ser campeão mundial de judô. Em 2016, ela venceu a mongol Dorjsürengiin Sumiyaa, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada e de quebra estabeleceu dois novos recordes : ela é a única brasileira a conseguir o ouro no judô e a única judoca brasileira, entre homens e mulheres, a ser campeão mundial e olímpica.

    Danilo Verpa/NOPP
    JUDO - RAFAELA SILVA - CARIOCA ARENA 2 - RIO DE JANEIRO/RJ-08/08/2016 - A JUDOCA BRASILEIRA RAFAELA SILVA RECEBE MEDALHA DE OURO NO JUDO, NAS OLIMPIADAS RIO 2016. Foto: Danilo Verpa/NOPP ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Rafaela Silva com a medalha de ouro que conseguiu na Rio-2016

    Rema, remador

    O canoísta baiano Isaquias Queiroz, 22, tornou-se o primeiro brasileiro a ganhar três medalhas em uma Olimpíada. Na Rio-2016, ele conquistou a medalha de prata nas provas individual (C1) e em dupla (C2, com Erlon Souza) dos 1.000 m, além do bronze nos 200 m.

    Eduardo Knapp/Folhapress
    Isaquias comemora a medalha de bronze na categoria dos 200 m
    Rio de Janeiro, RJ, BRASIL, 18-08-2016: Olimpiadas Rio.Olimpiadas Rio.Olimpiadas Rio.Canoagem. Brasileiro Isaquias Queiroz dos Santos comemora apos chegar em terceiro lugar na categoria de 200 metros e conquistar sua segunda medalha nas Olimpiadas (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ESPORTES).

    Gajos ganham a Europa

    Com um gol de Éder, nascido em Guiné-Bissau e naturalizado português, a seleção portuguesa conquistou o primeiro grande título de sua história neste ano, após vitória por 1 a 0 sobre a França na final da Eurocopa. Lesionado no início do jogo, Cristiano Ronaldo foi o principal jogador da campanha e dedicou o título "para todos os portugueses, para todos os imigrantes, para todos que acreditaram em nós".

    Franck Fife/AFP
    AFP PICTURES OF THE YEAR 2016 Portugal's captain and forward Cristiano Ronaldo hold up the winners' trophy in the Euro 2016 final football match between France and Portugal at the Stade de France in Saint-Denis, north of Paris, on July 10, 2016. Portugal beat France 1-0. / AFP PHOTO / FRANCK FIFE
    Portugueses levantam a taça da Eurocopa

    Zebra britânica

    Treinado pelo italiano Claudio Ranieri, o pequeno Leicester City superou os ricos e gigantes Manchester United, Chelsea, Manchester City e Liverpool e conquistou pela primeira vez o título do Campeonato Inglês em seus 132 anos de história. Durante a campanha, o atacante inglês Jamie Vardy, que marcou 24 gols, e o meia-atacante argelino Riyad Mahrez, eleito o melhor jogador da competição, foram os principais destaques, assim como o volante francês N'Golo Kanté.

    O de cima sobe...

    O jejum de 22 anos chegou ao fim e o Palmeiras venceu o Campeonato Brasileiro de 2016, com destaques para o técnico Cuca, o goleiro Jailson, os meias Tchê Tchê e Moisés, e os atacantes Dudu e Gabriel Jesus. Com o título, o time paulista se tornou o primeiro com nove títulos do torneio. O clube faturou quatro vezes o Campeonato Brasileiro (1972, 1973, 1993 e 1994), duas Taças Brasil (1960 e 1967) e dois Torneios Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão (1967 e 1969). A Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, foram oficializados como títulos brasileiros em 2010 pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

    Rubens Cavallari/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL. 27-11-2016. 19h10min00s. Comemoração do Palmeiras pelo titulo de Campeão Brasileiro de 2016. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, VENCER, ****ESPECIAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:14819--.JPG* (TRAX NUMBER: 00137854D) ORG XMIT: 14819--.JPG
    Comemoração do Palmeiras pelo titulo de Campeão Brasileiro de 2016

    ... e o de baixo desce

    O Internacional foi rebaixado no Campeonato Brasileiro pela primeira vez em sua história de 107 anos. O descenso foi decretado na última rodada do Brasileiro, após empate por 1 a 1 com o Fluminense. O enxugamento nos gastos com futebol, a saída de jogadores de referência na passagem de 2015 para 2016 e escolhas de técnicos muito díspares entre si ajudam a explicar a decadência. Após abrir mão de jogadores como D'Alessandro e Wellington, o time contratou quatro técnicos ao longo do Brasileiro: Argel, Falcão, Celso Roth e, finalmente, Lisca, que foi quem caiu com a equipe. Para 2017, o treinador será Antonio Carlos Zago.

    Bruno Alencastro/Agência RBS/Folhapress
    MESQUITA, RJ, BRASIL, 11/12/2016. Pela última rodada do campeonato brasileiro, o Inter tenta permanecer na série A. O time de Lisca precisa torcer por resultados paralelos, além de vencer o Fluminense. O time carioca não briga por colocações nessa partida, está há nove jogos sem vitória e deverá ser treinado por Abel Braga no próximo ano. A partida acontece no Estádio Giulite Coutinho, na baixada fluminense, em Mesquita, Rio de Janeiro. (Foto: Bruno Alencastro/Agência RBS) **SOMENTE USO EDITORIAL** **RS E SC OUT** *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Jogador do Internacional lamenta o rebaixamento da equipe

    O raio, nove vezes

    Naquela que, segundo ele, foi sua última Olimpíada, o velocista jamaicano Usain Bolt, 30, isolou-se como o maior atleta da história de seu esporte. Ele chegou à Rio-2016 cercado de dúvidas em relação à sua forma física devido a uma lesão, mas provou rapidamente que, mesmo que não esteja em plena forma, é melhor que todos os seus contemporâneos. Com medalhas de ouro conquistadas nos 100 m, nos 200 m e nos 4x100 m, ele se tornou o primeiro tricampeão olímpico consecutivo nas três modalidades

    De volta para casa

    Em 2010, o ala LeBron James deixou o Cleveland Cavaliers e passou a jogar pelo Miami Heat. Os torcedores da primeira equipe se revoltaram e atearam fogo a camisas com o nome de James. Em 2014, depois de quatro anos e dois títulos em Miami, ele voltou a Cleveland com a missão de dar à equipe seu primeiro título. E teve sucesso em 2016, quando comandou a equipe na conquista inédita -o clube foi fundado há 52 anos. Cérebro e pulmão da equipe, James comandou virada espetacular após desvantagem de 3 a 1 na série, o que não acontecia há 33 anos na NBA.

    Aloha

    No ano em que os brasileiros sofreram com lesões, cansaço e decisões polêmicas da arbitragem, o havaiano John John Florence, 24, tido há anos como a maior promessa do surfe, conquistou seu primeiro título da Liga Mundial de Surfe. Criticado algumas vezes por certa falta de pragmatismo ou de competitividade, Florence manteve seu estilo arrojado e plástico ao longo da temporada, teve sucesso em manter o foco e conseguiu o primeiro título havaiano na elite do esporte. Gabriel Medina terminou em 3º e foi o brasileiro que terminou na melhor colocação.

    Gregorio Boissy/AFP
    John John Florence pega onda no Taiti
    John John Florence pega onda no Taiti

    Adeus à cabra

    O título da World Series conquistado pelo Chicago Cubs não foi inédito, mas pouca gente se lembra da última conquista, que ocorreu há 108 anos. O clube vivia a seca mais longa de título de uma equipe dos esportes profissionais nos Estados Unidos. E a conquista veio de forma épica, já que a equipe de Chicago estava em desvantagem de 3 a 1 na grande final do beisebol americano, mas conseguiu reverter o playoff decisivo para 4 a 3, com as duas últimas vitórias na casa do Cleveland Indians. O título histórico acabou com a "Maldição da Cabra". De acordo com a torcida, em 1945 um imigrante grego chamado Billy Sianis compareceu com sua cabra de estimação a uma partida da World Series. O cheiro do animal incomodou os outros torcedores, que pediram a expulsão da dupla do estádio Wrigley Field. Após o constrangimento, Sianis teria lançado uma praga contra o time ao afirmar que o Chicago Cubs nunca voltaria a ganhar nada pela ofensa a sua cabra. Este é o terceiro título da World Series dos Cubs, após as conquistas de 1907 e 1908.

    David Richard/Reuters
    Nov 2, 2016; Cleveland, OH, USA; Chicago Cubs players celebrate on the field after defeating the Cleveland Indians in game seven of the 2016 World Series at Progressive Field. Mandatory Credit: David Richard-USA TODAY Sports TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: USATSI-348588
    Jogadores do Chicago Cubs comemoram o título da World Series

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024