Marte, planeta que recebeu o nome do deus romano da guerra e da agricultura, é o quarto planeta do Sistema Solar, começando a contar pelo Sol --está logo depois da Terra. Com uma cor que vai de marrom amarelado até o avermelhado, ocasionalmente pode ser o terceiro objeto mais brilhante no céu visto da Terra à noite, depois da Lua e de Vênus.
Segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), o planeta tem um diâmetro médio de 6.780 km, cerca de metade do da Terra. Percorre uma órbita elíptica em torno do Sol, em uma distância que varia de 206,7 milhões de km até 249,2 milhões de km. O planeta faz uma volta completa em torno do Sol a cada 687 dias terrestres --um dia em Marte dura 24 horas, 39 minutos e 35 segundos.
AP |
Marte recebeu esse nome em homenagem ao deus romano da guerra e da agricultura |
O planeta tem duas luas, de formato bastante irregular e pequenas, chamadas Fobos e Deimos --os nomes foram baseados na mitologia grega.
Até agora, Marte era considerado um deserto, em que não existe água em estado líquido. Entretanto, dados obtidos pela Phoenix, que explora o planeta desde o fim de maio, começam a mudar esse cenário, com presença de água bastante salgada.
A atmosfera do planeta é composta sobretudo por dióxido de carbono, nitrogênio e argônio. A temperatura média é de -53ºC, mas esse valor varia de -128ºC durante a noite polar, até 27ºC na região equatorial, durante o meio-dia, quando Marte está em seu ponto de maior aproximação do Sol.
O planeta vermelho abriga o maior vulcão do Sistema Solar, chamado Monte Olimpo, com cerca de 25 km de altura --praticamente três vezes a altura do Everest.