A primeira edição do livro "A Origem das Espécies", que lançou a teoria da evolução de Charles Darwin e desafiou o criacionismo, faz exatos 150 anos nesta terça-feira (24).
O livro foi lançado pela primeira vez em 24 de novembro de 1859, uma quinta-feira, com 1.250 exemplares, e com o preço de 15 xelins. A segunda edição apareceu rapidamente, em 7 de janeiro de 1860, com 3.000 cópias.
Lucas Jackson/Reuters |
Exemplar da primeira edição do livro de Charles Darwin "Origem das Espécies", que completa 150 anos, na casa de leilões Christie |
Espera-se que uma primeira edição do livro, que estava havia anos numa estante em um banheiro, seja leiloada nesta terça-feira por um valor equivalente a entre R$ 113 mil a R$ 170 mil.
Também em 2009, em 12 de fevereiro, foram completados 200 anos do nascimento de Charles Darwin, no Condado de Shrophire, Inglaterra.
O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.
A teoria da evolução proposta por Darwin no livro "A Origem das Espécies" chega aos 150 anos praticamente imbatível na comunidade científica --recebidas com receio no início, as propostas do inglês ganharam força no século 20 com as descobertas sobre a transmissão hereditária de características dos seres, por meio dos genes.