• Ciência

    Thursday, 28-Mar-2024 17:15:06 -03

    Órbita da Estação Espacial Internacional é aumentada em 6,2 quilômetros

    da Efe, em Moscou

    21/02/2010 06h01

    A altura da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) foi aumentada em 6,2 quilômetros a fim de garantir as condições ótimas para o acoplamento, no próximo dia 4 de abril, da nave pilotada Soyuz TMA-18, informou neste domingo (21) o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

    "Para a manobra foram usados os oito propulsores, de aproximação e engate, da nave de carga Progress M-04M, encostada no módulo de serviço Zvezda do segmento russo da ISS", disse à agência Interfax um porta-voz do CCVE.

    Nasa/AP
    Astronauta da Nasa George Zamka, comandante da missão da nave Endeavour, aparece em janela da recém-instalada cúpula na ISS
    Astronauta da Nasa George Zamka, comandante da missão da nave Endeavour, aparece em janela da recém-instalada cúpula na ISS

    Acrescentou que os motores do cargueiro foram ligados às 19h15 do sábado (horário de Brasília) e estiveram em funcionamento durante 26 minutos.

    "A plataforma aumentou sua velocidade em 3,6 metros por segundo. A órbita média da ISS foi elevada em 6,2 quilômetros e agora é de quase 349 quilômetros", assinalou o porta-voz.

    Esta foi a segunda das duas correções de órbita do laboratório espacial programadas este mês para o acoplamento em abril da Soyuz TMA-18 com os novos membros da tripulação da ISS.

    Estas manobras deverão proporcionar também condições favoráveis para o acoplamento da nave Discovery, cujo lançamento está previsto para o dia 5 de abril.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024