• Ciência

    Thursday, 25-Apr-2024 21:02:51 -03

    Nova expedição ao Titanic capta primeiras imagens

    DA ASSOCIATED PRESS

    30/08/2010 11h36

    Uma expedição organizada para avaliar os destroços do Titanic captou as primeiras imagens do famoso navio naufragado. Mas a missão foi temporariamente suspensa ontem devido às fortes ondas e ventos trazidos pelo furacão Danielle.

    A equipe de cientistas usou um par de robôs para obter milhares de fotografias e horas de vídeo dos restos do navio, que se encontra a quatro quilômetros sob a superfície do mar.

    AP
    Imagem da proa do Titanic obtida pela nova expedição enviada ao transatlântico; objetivo da missão é obter mapa 3D do navio
    Imagem da proa do Titanic obtida pela nova expedição enviada ao transatlântico; objetivo da missão é obter mapa 3D do navio

    As imagens de alta resolução incluem a proa do navio, mostrando balaustrada e âncoras.

    A expedição partiu de Newfoundland, no Canadá em direção ao local no Atlântico onde o transatlântico chocou-se com um iceberg e afundou em 1912. Mais de 1.500 passageiros e tripulação morreram naquela que foi a viagem inaugural do navio.

    Cientistas estão usando tecnologia de imagem e equipamentos de sonar que nunca havia sido usados nos destroços do Titanic. Um dos objetivos é obter um inventório completo dos artefatos do navio.

    A expedição é uma parceria entre a empresa RMS Titanic, que tem direitos exclusivos sobre os destroços, e o Instituto Oceanográfico Woods Hole, nos EUA.

    AP
    Outra imagem da proa do transatlântico, obtida por robôs
    Outra imagem da proa do transatlântico, obtidas por robôs

    O objetivo da missão não é coletar artefatos, mas deve sondar uma área de três por cinco quilômetros onde centenas de milhares de artefatos permanecem espalhados.

    Segundo a equipe responsável pela expedição, os trabalhos voltarão ao normal daqui a alguns dias.

    Desde a descoberta dos restos do transatlântico em 1985 pelo oceanógrafo Robert Ballard e sua equipe internacional, a maior parte das expedições ao local tinham como meta apenas fotografar o navio ou coletar artefatos, como porcelanas finas, calçados e peças de navio.

    O diretor do filme "Titanic", James Cameron, também liderou equipes para registrar a proa e a popa do transatlântico, que foram separadas durante o naufrágio e agora se encontram separadas por 530 metros.

    A última expedição do RMS Titanic ao local do naufrágio ocorreu em 2004.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024