• Ciência

    Thursday, 25-Apr-2024 23:47:13 -03

    Dentes de tubarão pré-histórico gigante vão para leilão nos EUA

    DA ASSOCIATED PRESS

    22/03/2011 14h27

    Uma coleção sem precedentes formada por 182 dentes que pertenceram a um tubarão pré-histórico será leiloada em Dallas, nos Estados Unidos. O preço inicial está fixado em US$ 625 mil (aproximadamente R$ 1 milhão).

    Os dentes são de um Megalodon, tubarão conhecido pela sua ferocidade e cujo nome significa "grande dente" no idioma grego.

    Estima-se que esses predadores mortais nadaram em águas oceânicas em um período compreendido entre 1,5 milhão a 25 milhões de anos atrás.

    Para se ter ideia do tamanho do bicho, ele era equivalente a dois ônibus e se alimentava basicamente de animais marinhos como baleias e golfinhos --a mandíbula com os dentes que serão leiloados possui 2,7 metros de altura e 3,3 metros de comprimento.

    Rich Matthews/AP
    Mandíbula com dentes de tubarão pré-histórico mede 2,7 metros de altura e 3,3 metros de comprimento
    Mandíbula com dentes de tubarão pré-histórico mede 2,7 metros de altura e 3,3 metros de comprimento

    "Há controvérsias sobre o quanto grandes eram esses animais", comenta Tom Demere, curador do departamento de paleontologia do Museu de História Natural de San Diego, onde um modelo de uma fêmea de Megalodon, com 11 metros, está exposto.

    Antes de morrer em 2004, em um acidente ocorrido durante um de seus mergulhos, o caçador de fósseis Vito Bertucci dedicou quase dois anos para reunir os dentes que estavam na costa litorânea dos estados da Carolina do Sul e da Georgia.

    O curador do museu de San Dieg tem dúvidas sobre a exatidão das proporções da mandíbula que foi construída pelo próprio Bertucci tomando-se como base os dentes que ele havia encontrado, mas não desmerece os artefatos raros.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024