• Ciência

    Saturday, 24-May-2025 23:11:02 -03

    Neurocientista Miguel Nicolelis divulga fotos de exoesqueleto para paraplégicos

    DE SÃO PAULO

    25/11/2013 15h54

    O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta segunda em seu perfil no Facebook imagens do equipamento que espera demonstrar na abertura da Copa de 2014, no dia 12 de junho, em São Paulo.

    Reprodução/Facebook
    Visão frontal do exoesqueleto desenvolvido pelo grupo de pesquisa do neurocientista Miguel Nocolelis
    Visão frontal do exoesqueleto desenvolvido pelo grupo de pesquisa do neurocientista Miguel Nicolelis

    Trata-se de um exoesqueleto controlado pela mente que deverá ajudar pacientes paralisados por lesões medulares a andar.

    As fotos, segundo Nicolelis, foram feitas em Paris. As imagens são de um manequim usando o exoesqueleto. Um vídeo de poucos segundos mostra a perna do manequim fazendo um leve movimento para a frente.

    Reprodução/Facebook
    Visão lateral aparelho, que deverá ser controlado por comandos dados pela mente dos pacientes paralisados
    Visão lateral aparelho, que deverá ser controlado por comandos dados pela mente dos pacientes paralisados

    O aparelho está passando por um teste clínico na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Dez pacientes com lesões medulares de diversos graus vão usar o exoesqueleto e treinar para dar o pontapé inicial na Copa do Mundo. Desse grupo, quatro devem chegar até a etapa final do teste clínico e um será escolhido para a demonstração na abertura do evento esportivo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025