Pan Chaoyue/Xinhua | ||
Máscara de ouro do faraó egípcio Tutancamon, que teve a barba colada por funcionários do museu |
-
-
Ciência
Monday, 09-Sep-2024 20:41:42 -03Barba da máscara de Tutancamon cai, e museu egípcio cola com epóxi
DE SÃO PAULO
24/01/2015 02h01
A barba da máscara do faraó Tutancâmon, no Museu Egípcio de Cairo, não só foi arrancada durante uma limpeza desastrada como foi colada sem os cuidados adequados e com material inapropriado logo depois.
As informações são do jornal britânico "The Guardian", que entrevistou, sob anonimato, vários funcionários do museu egípcio. Para colocar a barba de volta, teria sido utilizado epóxi, uma resina que, ao endurecer, pode ter danificado a peça de 3.300 anos.
Foi divulgada ainda uma imagem que mostra um homem colando a barba da máscara. O acidente e a colagem teriam acontecido em agosto. Segundo os funcionários, houve uma ordem da diretoria para que o objeto fosse consertado rapidamente.
Ao "Guardian", o diretor do museu, Mahmoud el-Halwagy, que assumiu em outubro, disse que um comitê de especialistas vai investigar o caso.
A máscara de ouro que cobria a cabeça da múmia do faraó, encontrada em 1922, é uma das principais peças do museu. Segundo especialistas internacionais, o local sofre com certo descaso.
Com saúde frágil, em função de diversos problemas genéticos, Tutancâmon governou o Egito até 1323 a.C.
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -