• Ciência

    Friday, 26-Apr-2024 02:49:24 -03

    Missão tripulada a Marte é viável, porém cara

    SALVADOR NOGUEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    20/03/2015 02h00

    Uma missão tripulada a Marte é tecnicamente viável, embora não vá ser fácil nem barata.

    Resultados obtidos pelo jipe-robô Curiosity mostraram o nível de radiação a que seriam expostos os astronautas numa viagem que envolvesse 360 dias de trânsito interplanetário (ida e volta) e 500 dias em solo marciano.

    O resultado seria uma dose de radiação de cerca de 1 sievert. Esse nível de exposição está associado a um aumento de 5% no risco de ter câncer ao longo da vida.

    Para a Nasa, é um pouco demais, pois ela limita o risco máximo a 3%. Mas nada intolerável.

    As missões não tripuladas já demonstraram que há bom conhecimento para realizar pousos bem-sucedidos em Marte. A Nasa investe em técnicas para descer cargas maiores –como as que serão exigidas em missões tripuladas– à superfície marciana.

    E o próximo jipe robótico, marcado para 2020, testará a fabricação de oxigênio a partir da atmosfera rica em dióxido de carbono.

    São tecnologias fundamentais, que precisam ser desenvolvidas e testadas para a chegada do homem a Marte.

    "Provavelmente tudo isso vai ser resolvido, mas no custo de bilhões de dólares", afirma Lucas Fonseca, engenheiro brasileiro que trabalhou na missão Rosetta. Mais precisamente, US$ 35 bilhões, pelas contas da Nasa. E este sim é o principal gargalo.

    Se a Nasa se mantiver focada pelas próximas décadas e o orçamento acompanhar as ambições, será possível ver os primeiros astronautas caminhando sobre Marte antes da metade do século 21. Mas ainda há muito chão –e espaço– pela frente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024