• Ciência

    Thursday, 28-Mar-2024 20:15:38 -03

    'Tio-avô' do tiranossauro rex tinha tamanho de um cavalo

    DE SÃO PAULO

    15/03/2016 10h01

    Todd Marshall
    Concepção artística do _Timurlengia euotica_, um 'tio-avô' do tiranossauro rex na história evolutiva
    Concepção artística do Timurlengia euotica, um 'tio-avô' do tiranossauro rex na história evolutiva

    Um antigo ancestral do tiranossauro rex pode ajudar a explicar como alguns lagartões 'meia-boca' se transformaram nas monstruosidades que reinaram na Era dos Dinossauros.

    O T. rex viveu em um período entre 80 e 66 milhões de anos atrás e é considerado pelos especialistas um dos melhores exemplos de sucesso evolutivo e ecológico.

    A questão que sobra é: qual o caminho que os lagartões tiveram que fazer para se tornarem uma máquina mortífera que ocupava o topo da cadeia alimentar?

    O anúncio da descoberta de uma nova espécie, publicado nesta segunda (14) pela revista americana "PNAS", ajudou paleontólogos a se aprofundarem um pouco mais na questão.

    Mark Wilson/Getty Images/AFP
    O paleontólogo Hans Sues, do Museu Smithsonian de História Natural compara um dente de _T. rex_ (o maior) com um do novo tiranossaurídeo descoberto
    Paleontólogo compara um dente de T. rex (o maior) com um do tiranossaurídeo recém-descoberto

    Trata-se do Timurlengia euotica, um quase simpático tiranossaurídeo que viveu cerca de 10 milhões de anos antes de seu primo mais famoso.

    Ele tinha o tamanho de um cavalo (entre 170 e 270 kg) e está em uma posição intermediária entre alguns tiranossaurídeos menores (do tamanho de uma pessoa) e mais antigos (de até 170 milhões de anos atrás) e o T. rex.

    Partes do esqueleto fossilizado do T. euotica foram encontrados em um deserto no Uzbequistão (na Ásia), notadamente um pedaço da caixa craniana.

    Analisando os ossos, os cientistas observaram que, a essa altura da evolução, o bicho já tinha algumas características que seriam apresentadas pelo T. rex, como formato do cérebro e características da orelha interna. Os ossos do dino já tinham características que permitiriam com que, no futuro, os tiranossauros atingissem um tamanho colossal.

    Em pouco tempo (alguns milhões de anos, na escala evolutiva), o tiranossauro teria ganhado uma massa substancial de mais de seis toneladas, mostrando uma forte pressão evolutiva nesse sentido.

    Mas a descoberta ainda é "apenas um ponto no meio de um intervalo ainda sombrio", escrevem os autores, do Reino Unido, Rússia e EUA. A "lacuna" evolutiva da linhagem do T. rex ainda necessita de novos achados fósseis para ser totalmente compreendida.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024