• Ciência

    Friday, 19-Apr-2024 17:30:23 -03

    Pesquisadores e estudantes marcham na Paulista contra cortes na ciência

    FERNANDO TADEU MORAES
    DE SÃO PAULO

    08/10/2017 20h07

    A 3ª edição da Marcha pela Ciência em São Paulo, realizada neste domingo (8) na avenida Paulista, reuniu, segundo os organizadores, mais de mil pessoas, entre pesquisadores, professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, além de simpatizantes.

    A principal motivação do ato deste domingo, o maior entre os três já realizados, foi protestar contra os cortes de cerca de 40% do governo Michael Temer no orçamento da ciência brasileira. A revitalização dos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo e a situação das universidades públicas também integraram a pauta da manifestação.

    "Não estamos brigando por aumento de salário; estamos brigando para ter recursos para trabalhar. Tentamos mostrar às pessoas que a ciência está em tudo, na descoberta e na exploração do pré-sal, nos aviões da Embraer, nas sementes da Embrapa, no combate à zika etc", diz Helena Nader, pesquisadora da Unifesp e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

    Os manifestantes se reuniram em frente ao Masp, marcharam até a rua da Consolação e retornaram ao Masp. Muitas pessoas usavam camisetas pretas. Durante a caminhada, a passeata foi ganhando corpo, inclusive com a participação de pessoas que passeavam na Paulista, e chegou a ocupar cerca de uma quadra e meia da avenida.

    "A adesão foi acima das nossas expectativas, considerando as marchas anteriores e a possibilidade de chuva" diz Marcos Buckeridge, professor da USP e um dos organizadores do evento. "É importante salientar", prossegue, "a diversidade da marcha. Tivemos alunos de graduação, da pós-graduação, professores jovens, mais velhos, diretores de instituto, pesquisadores aposentados".

    Com cartazes que pediam o fim dos cortes e enfatizavam a importância da ciência no dia a dia, os manifestantes entoaram gritos de "vem pra rua pela ciência", "sem ciência, é zika" e "Fora, Temer".

    "Já estamos pensando na quarta marcha, mas gostaríamos que fosse diferente dessa, algo em que pudéssemos nos juntar e mostrar a ciência às pessoas", afirma Buckeridge.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024