• Colunistas

    Tuesday, 23-Apr-2024 06:51:30 -03
    Adriana Gomes

    Já fez uma entrevista on-line?

    07/06/2015 01h02

    É inevitável que mudanças aconteçam, mas demanda algum tempo para se adequar ao novo. A mobilidade virtual e a imobilidade dos grandes centros urbanos levou a revolução digital aos processos seletivos, otimizados pelo uso de ferramentas tecnológicas.

    Hoje, o candidato pode fazer uma entrevista on-line ou virtual, na qual escolhe o melhor horário e local para responder a perguntas programadas e enviadas por links de sites ou por meio de aplicativos.

    O fato dela poder ocorrer em "qualquer lugar" exige do interessado na vaga alguns cuidados além daqueles de praxe numa entrevista convencional, como o ambiente onde a entrevista acontecerá.

    Se por um lado o ambiente residencial é mais seguro e confortável, é mais difícil garantir que seja silencioso, sem interrupções, crianças, animais de estimação e qualquer pessoa circulando. Lembre-se que o local pode ser tão revelador sobre a pessoa quanto ela mesma.

    Em alguns casos, as entrevistas são pré-gravadas e, entre as perguntas, há um intervalo de tempo predefinido para a resposta, o que exige do candidato uma boa análise do que está sendo perguntado e resposta objetiva.

    Boa fluência verbal, dicção e organização clara das ideias são fundamentais.

    Nem sempre as pessoas conseguem ser tão espontâneas ao responder a perguntas sem um interlocutor do outro lado da tela. Reserve tempo, pois quando a entrevista é realizada por meio de links, não pode haver interrupções para não perder a chance da resposta.

    A entrevista, em muitos casos, é gravada, o que permite analisar micro expressões e voltar a imagem várias vezes, recurso que não existe numa entrevista presencial. Na entrevista gravada, todo o cuidado é pouco com informações confidenciais das empresas onde tenha trabalhado antes.

    A entrevista virtual, entretanto, ainda não substitui a presencial. É uma etapa preliminar e, na grande maioria das vezes, será a presencial que determinará a escolha do candidato. Seja qual for o formato, o preparo sempre é fundamental.

    adriana gomes

    Escreveu até junho de 2016

    Mestre em psicologia, coordena o Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024