• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 14:07:49 -03
    Alvaro Costa e Silva

    Prefeito Marcelo Crivella sofre de 'turismofobia'

    19/09/2017 02h00

    Jefferson Rudy - 29.mar.2016/Agencia Senado
    29/03/2016 Plenario do Senado durante sessao deliberativa ordinaria. À mesa, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Prefeito do Rio, Marcelo Crivella

    RIO DE JANEIRO - A estranha síndrome da "turismofobia" assolou o verão europeu, com temperaturas mais altas na Espanha, terceiro país mais visitado do planeta, atrás dos Estados Unidos e França. Muros de Barcelona apareceram pichados: "All tourists are bastards". É a revolta contra o turismo-indústria, que hoje representa 10% do produto bruto mundial.

    No Rio, é o prefeito quem sofre de "turismofobia". É mais uma prova de que, de carioca, ele nada tem —somos conhecidos por receber bem demais os alienígenas— e de que não conhece nem gosta da cidade que devia administrar. Começou com a perseguição ao Carnaval, às escolas de samba e aos blocos, e continuou com o veto de incentivo cultural a dezenas de projetos.

    Deu um tiro no pé ao determinar que a Riotur distribuísse a turistas um mapa falsificado em que favelas como Dona Marta, Babilônia e Rocinha foram apagadas para dar lugar a florestas. Entupigaitou as calçadas com milhares de camelôs, que são controlados por uma máfia violenta. Nada consegue fazer contra o fechamento de estabelecimentos comerciais, média de 20 por dia. Permite a sucatização da frota de ônibus (cadê o ar refrigerado?). E delira, ao dizer que os índices de violência caíram.

    Em oito meses no cargo, Marcelo Crivella só cuidou de uma coisa: aprovar o projeto de lei que, em alguns casos de imóveis residenciais, aumenta o IPTU em 70%. É o melhor que ele pode oferecer, desde os tempos de pastor: passar a sacolinha.

    *

    Eu achava que, de tanto levar na cabeça, o carioca tinha perdido numa esquina de Madureira seu famoso espírito de gozação. O VLT, por exemplo, mesmo circulando desde junho de 2016, ainda não havia ganhado um apelido. Agora já tem: "Vai e Leva o Temer".

    alvaro costa e silva

    Trabalha como jornalista desde 1988. Em redações de jornais e revistas cariocas, foi repórter, redator, editor, colunista. Escreve às terças.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024