• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 19:16:14 -03
    Francisco Daudt

    O troglodita que somos quando pequenos reage, mas civilização coíbe

    19/07/2017 03h10

    Yan Boechat - 6.nov.2016/Folhapress
    Crianças no campo de refugiados de Hansansham, na regiao de Erbil, Curdistao Iraquiano, em 6 de novembro de 2016. Foto Yan Boechat/Folhapress ***EXCLUSIVO FOLHA*** ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    "O pequeno troglodita que somos quando pequenos reage à raiva, mas civilização ensina que isso é feio"

    "Alô, aqui fala Sinfrônio Epaminondas, acabei de ler seu artigo sobre alcoolismo, é muito bom! Você sabe quem sou eu?"

    "Bem, eu conheço a fama de um cirurgião infantil com esse nome".

    Depois de um breve silêncio, ele me corrigiu: "Pediátrico".

    Tive que segurar um ataque de riso ao imaginar um cirurgião tendo um faniquito no centro cirúrgico porque a enfermeira lhe dera um instrumento errado: era o cirurgião "infantil"...

    Mais tarde me dei conta de que "infantil" tem mesmo um duplo sentido, e que, se é muito desejável a preservação da criança que existe dentro de nós –afinal, a neotenia (apego à forma infantil de uma espécie) e sua consequente capacidade de invenção, criatividade e brincadeira, é das características mais preciosas do sapiens–, a infantilidade é outra coisa... e atrapalha.

    Ela é um resultado pouco conhecido das doenças psíquicas, vale dizer, do complexo de Édipo. Este é o nome que Freud deu ao legado triste de nossa infância, um assunto complicado de quem nos criou em que ficamos enredados sem querer, e que arrastamos como um peso morto pela vida afora. As doenças psíquicas nos aprisionam à infantilidade, especialmente no gerenciamento de dois temas cruciais para lidar com o mundo: a raiva e o amor.

    O pequeno troglodita que somos quando pequenos reage à raiva com o tacape, mas logo vem a civilização lhe ensinar que "isso é feio, não pode". Certo, mas... o que pode, então? Não ter raiva é impossível, precisaríamos de canais competentes para que ela corrigisse as injustiças que a causaram. É muito raro que isso seja ensinado, só nos ensinam a reprimi-la. Como resultado mais comum surge a criança boazinha: uma pobre coitada que mendiga amor suprimindo a raiva, e com isso sofrerá toda a sorte de abusos durante sua vida, começando com o bullying na escola. A "bondade masoquista" é, portanto, uma infantilidade.

    Mas seu oposto também o é. A criança rebelde, explosiva e violenta, prisioneira da vingança reativa, é tão infantil e despreparada para a vida de gente grande quanto a primeira.

    E há o despreparo para o gerenciamento do amor –sim, com-pletamente ligado ao primeiro, para saber amar é preciso saber gerenciar a raiva (ou alguém acha que não vai sentir raiva do ser amado?). Imagine aquele bonzinho amando! Vai se ferrar... Imagine o explosivo, então!

    Quando o item "sexo" se apresenta, mais infantilidades aparecem: ter vergonha do próprio desejo leva a negá-lo, a acusar o outro de sem-vergonhice. A necessidade de afirmar o próprio desejo –ou de combater suas inseguranças– leva ao don-juanismo, à conquista compulsiva que se satisfaz em si, às perversões (quando se é prisioneiro da transgressão, do desafio às leis da cultura).

    Essa face infantil das doenças neuróticas e perversas me fez ver a necessidade de o psicanalista agir numa direção insuspeitada: ele precisa exercer uma função de pai tardia para seus clientes, apresentar-lhes ferramentas úteis para o gerenciamento da raiva e do amor.

    Não basta deslindar o Édipo, entender o que nos prende à infância, é também preciso deixar a infantilidade para trás.

    francisco daudt

    Escreveu até dezembro de 2017

    Psicanalista e médico, é autor de 'Onde Foi Que Eu Acertei?', entre outros livros.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024