• Colunistas

    Thursday, 28-Mar-2024 22:40:42 -03
    Hélio Schwartsman

    Controle de armas

    06/10/2017 02h00

    SÃO PAULO - Se os EUA tivessem leis mais razoáveis de acesso a armas, a tragédia de Las Vegas teria sido evitada? Pergunta errada. Existem excelentes razões para regular rigidamente o comércio de armas, mas não penso que coibir terrorismo ou massacres como o desta semana, que envolvem planejamento metódico, esteja entre as melhores.

    É que ataques dessa magnitude até podem ser facilitados por vazios regulatórios, mas, desde que o perpetrador não seja um despreparado completo, não dependem deles para materializar-se.

    Se você tem dúvidas, basta olhar para o que acontece do outro lado do Atlântico, a Europa, onde as leis de acesso a armas tendem a ser bastante rigorosas. Isso não tem impedido terroristas com diferentes níveis de profissionalização de perpetrar atentados, seja conseguindo fuzis no mercado negro, seja recorrendo a outros meios de matar. Até carros e caminhões se revelaram ferramentas extremamente eficientes.

    Uma legislação que restrinja ao menos um pouco mais a aquisição de armas pelos norte-americanos é importante para prevenir um número muito maior de crimes menos midiáticos (tipicamente conflitos interpessoais que saem de controle) e, principalmente, suicídios e acidentes.

    A turma da bala adora levantar histórias de pessoas que, por estar armadas, impediram roubos e chacinas. Fantasiam até um mundo em que haja tantos "cidadãos de bem" armados, que ninguém ousaria sair da linha. Decida você mesmo se isso é uma utopia ou uma distopia.

    Não duvido de que existam casos assim. Mas, no mundo real, as estatísticas contam outra história. Metanálises como a conduzida por Andrew Anglemyer mostram que possuir uma arma em casa raramente evita assaltos, mas aumenta três vezes as chances de alguém na residência suicidar-se e duas as de tornar-se vítima de homicídio. Impulsividade é a palavra-chave aqui.

    hélio schwartsman

    É bacharel em filosofia, publicou 'Pensando Bem...' (Editora Contexto) em 2016.
    Escreve às terças, quartas, sextas, sábados e domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024