• Colunistas

    Thursday, 18-Apr-2024 21:24:51 -03
    Maurício Meireles

    Editora Intrínseca compra próximos livros de Elena Ferrante no Brasil

    16/07/2016 02h00

    Parecia que Elena Ferrante estava bem amarrada na Biblioteca Azul, editora que a trouxe para o Brasil. Porém, os próximos quatro livros da autora italiana a serem publicados no país foram comprados pela Intrínseca.

    Entre eles, está "La Frantumaglia", com crônicas de Ferrante sobre assuntos como o fazer literário e a razão de seu o anonimato. O livro saiu na Itália em 2003, mas uma edição atualizada está sendo preparada para sair nos EUA. Por aqui, só ano que vem.

    Em outubro, já saem o romance "A Filha Perdida" e "Na Praia à Noite". Este é um infantil que tem como protagonista uma "personagem" que aparece aqui e ali na obra da autora: a boneca perdida.

    Para 2017, também está previsto "L'Amore Molesto" (o amor perturbador), sobre uma mulher que investiga a história de sua família.

    A tetralogia napolitana continua na Biblioteca Azul, que também lança este mês "Dias de Abandono". Somando com os livros da Intrínseca, Ferrante passa a ter sua obra completa até agora editada no Brasil.

    Marc Simont/Divulgação
    Ilustração feita por Marc Simont para "Os 13 Tique-Taques", de James Thurber, da editora Poetisa. Crédio:Marc Simont/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ilustração de Marc Simont para 'Os 13 Tique-Taques' (ed. Poetisa), infantojuvenil de James Thurber, com prefácio de Neil Gaiman

    Novo título

    "Brasil - Cazuza, Renato Russo e a Transição Democrática" (ed. Civilização Brasileira), de Mario Luis Grangeia, que acaba de ser lançado, originalmente iria se chamar "Que País é Este?", como na canção do líder da Legião Urbana.

    Mas a editora, ciente das polêmicas relativas ao espólio da banda, submeteu o conteúdo à aprovação de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo. No fim, o herdeiro pediu que o título fosse trocado.

    A Legião Urbana Produções diz que não queria envolver a expressão "Que país é este?" no clima político do país, e que o pedido foi aceito sem ressalvas por editora e autor.

    Game O livro "Herobrine - A Lenda" (Geração Editorial), dos youtubers Pac e Mike, foi comprado pela Hachette Romans, na França, e pela 2020, em Portugal. Lançado há dois meses, o livro já vendeu 60 mil exemplares, segundo a editora. Ele está em terceiro lugar na lista de mais vendidos.

    Crônica A editora portuguesa Dom Quixote comprou os direitos de "As Mentiras que as Mulheres Contam", de Luis Fernando Verissimo.

    Poesia Ainda em Portugal, a Relógio D'Água comprou os direitos de publicação da poesia completa de Manoel de Barros, que completaria cem anos em dezembro.

    painel das letras

    por Maurício Meireles

    painel das letras

    Maurício Meireles é jornalista especializado na cobertura de literatura, mercado editorial e políticas de livro e leitura. Escreve aos sábados.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024