• Colunistas

    Wednesday, 24-Apr-2024 05:50:42 -03
    Mônica Bergamo

    Lula diz a escritores que não sairá candidato em 2014

    18/07/2013 03h05

    NÃO VOLTAREI
    Não, o ex-presidente Lula não será candidato a presidente em 2014. Foi o que ele garantiu aos escritores Fernando Morais e Lira Neto, anteontem, ao recebê-los para almoço em seu instituto.

    NÃO VOLTAREI 2
    Lira Neto, que lançará o segundo livro da série sobre Getúlio Vargas, pediu a Lula que fingisse que ele, Neto, era Samuel Wainer. Em 1949, o jornalista fez histórica entrevista em que perguntou a Vargas se ele tinha planos de morar no Rio, então capital do país. "Voltarei como um líder de massas", respondeu o então ex-presidente, eleito um ano depois. "E o senhor, tem planos de voltar a morar em Brasília?", perguntou Lira Neto. Lula, depois de uma gargalhada, disse: "Não".

    FEIJÃO E ARROZ
    E o ex-presidente teve agenda intensa anteontem, divulgada por sua assessoria no site do Instituto Lula em meio a boatos de que estaria internado em estado grave em um hospital de SP --o que se espalhou pelo mercado financeiro e na internet. "Lula não só não está na UTI como está forte como um touro. Almoçou um vasto prato de salada, espaguete ao alho e óleo, frango grelhado, arroz e feijão. Nunca o vi tão bem", diz Fernando Morais.

    PORTA ABERTA
    O governo federal começa na sexta-feira (19) uma "mobilização" para atrair mais prefeituras para o Mais Médicos, divulgando o programa nos municípios. Até quarta, 753 cidades tinham se inscrito para receber profissionais em seus ambulatórios.

    PORTA ABERTA 2
    Pelos cálculos do governo, 1.900 municípios têm menos de um profissional para cada 3.000 habitantes. Entre estes, 700 não têm doutores.

    CARTEIRADA
    O homem que tentou pagar uma garota de programa com um cartão do Bolsa Família, em Itapetinga (BA), também não tinha dinheiro para pagar pela diária do Mirage Motel. O caso foi parar na polícia, pois o cliente Deixou como garantia um toca-CD e o cartão do trabalhador, emitido pela Caixa, para consultas e saques do FGTS e outros benefícios. "Ele voltou na madrugada e pagou os R$ 58", relata Paulo, funcionário do motel. A garota de programa ficou no prejuízo.

    CARTEIRADA 2
    Para piorar a situação, ele é casado. Quem recebe o benefício do Bolsa Família é sua mulher. "Ele é muito conhecido na cidade", explica Tiago Bottino, policial militar e dono do blog Itapetinga Agora, que divulgou a notícia. "O fato ocorreu em 27 de junho. Fui informado pelos PMs que foram chamados até o motel."

    BEATLE SHOP
    O site oficial do Beatles já tem uma bandeira do Brasil, sob comando de João Marcello Bôscoli. Em setembro será a vez de Elvis Presley.

    DESINIBIDA

    Andre Schiliro/Divulgação

    Fernanda Machado, a vilã Leila de "Amor à Vida", posou para André Schiliró, produzida por Marco Antonio de Biaggi; a atriz estuda proposta para ensaio nu.

    PINTANDO O SETE
    Comemoraram os sete anos da Galeria Emma Thomas, nos Jardins, o fotógrafo Gui Mohallem, a editora de moda Olivia Hanssen, o artista plástico Rodrigo Bueno e Flaviana Bernardo, sócia do espaço e anfitriã da noite.

    QUEDA DE BRAÇO
    O empresário Eugênio Staub, da Gradiente, lança "o novo iPhone" da marca na próxima segunda, com uma estratégia agressiva: vai cobrar 50% do valor que a Apple define para seus aparelhos. "Se eles baixarem o preço, eu baixo também", diz. Ele trava batalha judicial no Brasil pelo uso do nome "iPhone", já que registrou a marca antes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

    POSITIVO E OPERANTE
    Eduardo Campos (PSB-PE) recebe políticos hoje para almoço no Recife. Entre os convidados estão a deputada federal Keiko Ota (PSB-SP) e o marido, o vereador Masataka Ota (PSB-SP). Segundo ela, a conversa com o pré-candidato a presidente será sobre o quadro político em SP. "Ele quer que a gente ande com ele nas capitais para torná-lo mais conhecido", diz Keiko.

    SANTA FASHION
    Sarah Sheeva prepara o lançamento de uma grife de roupas para o ano que vem. "Para mulheres que querem se vestir como princesas e não como cachorras", diz a pastora e cantora gospel. Ela vai desenhar as coleções e avisa: nada de decotes e modelitos justíssimos. "Quero resgatar o romantismo nas vestes femininas", explica.

    REVOLUÇÃO NA PISTA
    Um dia depois da comemoração da queda da Bastilha, o cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Loras, e sua mulher, Alexandra Loras, receberam o ex-jogador Raí, o cônsul do Líbano, Kabalan Frangieh, e a estilista Serpui Marie, entre outros convidados, para o Bailinho da Bastille, no Sesc Pompeia.

    CURTO-CIRCUITO

    Paula Lima canta nesta quinta-feira (18) no Bourbon Street, em Moema, às 23h30. 18 anos.

    O Domenico Ristorante recebe o trompetista Buiu, nesta quinta-feira (18), às 19h30, nos Jardins.

    "Corteo", do Cirque du Soleil, deixa SP no próximo domingo, dia 21. Livre.

    O Villa Mix inicia com show de Gusttavo Lima, em 31 de julho, parceria com a Vevo para transmitir ao vivo pela internet apresentações na casa.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024