• Colunistas

    Saturday, 20-Apr-2024 00:53:40 -03
    Mônica Bergamo

    Briga sobre 'book rosa' pode acabar em processo de modelo contra estilista

    27/06/2015 02h00

    As discussões sobre "book rosa" (cadastro de agências com modelos que também são garotas de programa), que a novela "Verdades Secretas", da Globo, fez alastrar no meio da moda, puseram em lados opostos a modelo Carol Francischini e o estilista Sergio K. Ele despertou reação ao escrever no Instagram que "geral topa" e "tá na moda".

    *

    Carol, uma das profissionais de passarela que contestaram a postagem, recebeu de Sergio uma resposta via mensagem privada na rede social, que só os dois podem ver –e que não revelam qual é. Ela então o alertou publicamente em seu perfil que "difamação é crime" e pode gerar indenização por danos morais. Os dois falaram à coluna.

    Folha - Como começou o desentendimento?
    Carol Francischini - Como muitas modelos fizeram, indignadas com a infeliz suposição, repostei dando minha opinião. Muita gente trabalha duro, desde nova, aprende a viver distante da família para poder ir atrás de um sonho e da possibilidade de ajudar suas famílias. Agora precisamos ser alvo de chacota? Não dá pra ser complacente!

    O que ele escreveu?
    O conteúdo é cínico e ofensivo. Machista. Vou manter comigo até resolver quais serão os próximos passos.

    Você vai processá-lo?
    Estou avaliando. Eu ignoraria se fosse apenas pelo post generalizado que esse autointitulado "estilista" fez. Mas fui ofendida pessoalmente, diretamente. Tive que ler uma mensagem cheia de ambiguidade. Eu normalmente não daria esse espaço para que ele faça mais uma de suas campanhas. Mas ninguém é obrigado a aturar qualquer tipo de insulto.

    Folha - O que você escreveu na mensagem privada?
    Sergio K - Foi uma coisa genérica, pra ela se ocupar, cuidar da própria vida. Eu nem sabia que ela era modelo. Só fiquei sabendo depois que meus amigos me contaram como ela ficou conhecida na mídia [em 2012, a decisão de Carol de não revelar a paternidade de sua filha virou notícia].

    Ela avalia processá-lo.
    Espero que ela saiba que tem que ter provas do que está falando. Eu, ao contrário dela, sou instruído. Mandei uma mensagem privada. Jamais publiquei o nome dela.

    Por que seu post sobre "book rosa" foi tão polêmico?
    Não sei! Meu Instagram é fechado. Foi uma brincadeira. Eu não sou fábrica de polêmicas. Agora vão querer fazer panelaço cada vez que se fala "book rosa"? Para mim isso é inveja porque a Alessandra Ambrosio foi convidada para participar da novela e elas não. Por que não vão reclamar com a Globo ou com o [autor] Walcyr Carrasco?

    *

    SEM ROUPA
    O estilista Marcelo Sommer teve seu projeto para fazer uma coleção baseada na "Belle Époque Tropical" do começo do século 20 indeferido pelo Ministério da Cultura. Ele solicitou autorização para captar cerca de R$ 2,5 milhões para dois desfiles, exposição das roupas em um museu em Belém (Pará) e criação de um site com todos os figurinos.

    ROUPA 2
    "Tem um foco cultural muito grande. Cumprimos todas as diligências exigidas em etapas anteriores", diz ele, que recorreu da decisão. No parecer, o ministério afirma que o projeto foi indeferido "devido à relação custo benefício e por não atender à democratização de acesso".

    ESTADO DO ARTE
    O cantor Chico César lançou o álbum "Estado de Poesia" na quarta (24), pelo projeto Natura Musical. A namorada do cantor, Barbara Santos, compareceu ao evento, no Centro Cultural Rio Verde. O produtor Evandro Fióti e os músicos Felipe Cordeiro, Bukassa Kabengele e Xênia França também passaram por lá.

    DE SEMPRE
    Marchinhas tradicionais dominaram o Carnaval deste ano em bailes, clubes, casas de diversão e blocos, segundo ranking recém-concluído pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). As clássicas "Mamãe Eu Quero", "Cabeleira do Zezé" e "Me Dá um Dinheiro Aí" estão no topo. "Lepo Lepo", a composição mais recente da lista, aparece só na 20ª posição.

    VELHA GUARDA
    E o órgão repassou as maiores remunerações ao compositor João Roberto Kelly (de "Cabeleira do Zezé") e aos herdeiros de Braguinha (de "Vai com Jeito") e Haroldo Lobo (de "Allah-la-ô").

    TACOS PARA O ALMOÇO
    Jogadores da Major League Baseball, nos EUA, os brasileiros Yan Gomes, André Rienzo e Paulo Orlando receberam convite do vice-presidente americano, Joe Biden, para um almoço com a presidente Dilma Rousseff em Washington. O encontro, no próximo dia 30, está na agenda da visita oficial dela ao país. Atletas brasileiros de outras modalidades também estão sendo chamados.

    A PRIMEIRA VEZ
    O dramaturgo Lauro César Muniz vai estrear como ator aos 77 anos. "Vou interpretar o [diretor de teatro Augusto] Boal lendo as cartas que ele recebia no exílio", diz. A peça "Os Que Ficam", de Sérgio de Carvalho, inicia temporada em julho no Sesc Bom Retiro.

    E A ÚLTIMA
    Muniz, cujo último folhetim foi "Máscaras" (Record), em 2012, mantém a decisão de não voltar ao gênero. "Posso até escrever minisséries, mas novelas não."

    O AMANHÃ
    A RedeTV! exibe neste domingo (28) a previsão de um "bruxo" cubano de que Dilma Rousseff não vai concluir seu mandato por problemas de saúde. A entrevista foi gravada em Havana por Dennys Motta, do humorístico noturno "Encrenca". O apresentador levou para a "consulta" uma boneca com roupa vermelha e faixa presidencial, parecida com a petista.

    DUPLA DINÂMICA
    O casal de atores Flávio Tolezani e Natalia Gonsales receberam convidados na estreia do espetáculo "Vamos Sair da Chuva Quando a Bomba Cair", baseado em peças de Tennessee Williams e Mario Bortolotto. A diretora da montagem, Carla Candiotto, e a atriz Clara Carvalho estiveram no Viga Espaço Cênico, na quarta (24).

    *

    CURTO-CIRCUITO

    A galeria White Cube SP abre neste sábado (27) exposição do artista plástico Christian Rosa, às 14h, na Vila Mariana.

    O pianista Alvaro Siviero e a Sinfonia Rotterdam se apresentam na Sala São Paulo, neste sábado (27), às 21h, em prol da luta contra o câncer.

    A chef Ana Soares lança neste sábado (27) cardápio de inverno na Mesa III, em Pinheiros.

    O coletivo Chelpa Ferro recebe Dado Villa-Lobos, Fausto Fawcett e outros para performance musical no CCBB-RJ, neste sábado (27), às 16h.

    O advogado Ricardo Sayeg, do Movimento Te Represento, comemora seu aniversário neste sábado (27) no Morumbi.

    Mário Maurici, presidente da Ceagesp, agora é um dos diretores da União Mundial dos Mercados Atacadistas.

    com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024