• Colunistas

    Wednesday, 24-Apr-2024 21:34:53 -03
    Mônica Bergamo

    Bolsonaro é condenado por dizer que Maria do Rosário 'não merece' estupro

    17/09/2015 02h00

    Pedro Ladeira/Folhapress
    BRASILIA, DF, BRASIL, 09-12-2014, 20h00: O líder do PT na câmara deputado Vicentinho (PT-SP), cercado de deputadas do PT e partidos aliados, leu uma nota feita pelo partido que repudia as declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por ter ofendido a deputado Maria do Rosário (PT-RS) no plenário, ao referir-se que não a estupraria por ela não merecer. O PT irá ingressar com uma ação por quebra de decoro no Conselho de Ética da Câmara. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
    Os deputados federais Maria do Rosário e Jair Bolsonaro

    O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) foi condenado em primeira instância a indenizar em R$ 10 mil a colega Maria do Rosário (PT-RS), por danos morais, por ter dito que não a estupraria porque ela "não merece".

    *

    A declaração foi feita em dezembro de 2014, no plenário. Um dia depois, Bolsonaro disse ao jornal "Zero Hora": "Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria". A fala gerou pedidos de cassação de seu mandato.

    *

    Em sua defesa, o deputado mencionou a imunidade parlamentar e disse que não causou "danos indenizáveis". As alegações foram rejeitadas, mas ele pode recorrer da decisão da juíza Tatiana Dias da Silva, da 18ª Vara Cível de Brasília. Outro processo, por quebra de decoro parlamentar, tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).

    Leia a coluna completa aqui.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024