• Colunistas

    Tuesday, 16-Apr-2024 10:24:32 -03
    Mônica Bergamo

    Vazamento de citação a Toffoli em delação abre crise entre STF e MPF

    23/08/2016 02h00

    O vazamento de informações que envolvem o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), na delação da OAS abriu uma crise entre a corte e o Ministério Público Federal. O ministro Gilmar Mendes diz que os magistrados podem estar diante de "algo mórbido que merece a mais veemente resposta".

    DO BEM
    Além de defender que seja investigada a possibilidade de os próprios procuradores terem vazado a citação a Toffoli, Mendes faz críticas contundentes a algumas das dez propostas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal. "Eles estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?"

    PODER TOTAL
    Segue Mendes: "Já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários. Me parece que [os procuradores da Lava Jato] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço".

    ALVO CERTO
    Sobre a citação a Toffoli feita pela OAS, ele afirma: "Não é de se excluir que isso esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses".

    LINHAS TORTAS
    Para Mendes, decisões de Toffoli que davam liberdade a réus da Lava Jato e que fatiavam as investigações "contrariaram [os procuradores] a tal ponto que alguns deles chegaram a escrever um artigo na Folha [em 3 de julho] achincalhando o ministro".

    *

    O texto criticava decisão do magistrado de libertar o ex-ministro Paulo Bernardo, da Comunicação.

    AO VIVO
    Jornalistas estrangeiros que estiveram na Olimpíada acharam caros os preços de hotéis e de alimentação. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo com 200 profissionais, 54,3% deles criticaram o custo da hospedagem e 40,8% reclamaram do gasto com comida. Na infraestrutura, os aeroportos ficaram no topo da lista dos pontos elogiados, com 95,3% de avaliação positiva. Os táxis vieram na sequência, com 89,5%.

    AO VIVO 2
    Também ganharam nota boa os atrativos turísticos, com 99,4% de índice positivo de satisfação, e a diversão noturna, com 95,8%.

    DE VOLTA À CENA
    A peça "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?", dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho e protagonizada por Eva Wilma e Nicette Bruno, estreou no sábado (20), no Teatro Porto Seguro. Assistiram ao espetáculo, com Licurgo Spinola e Teca Pereira no elenco, a apresentadora Gianne Albertoni, o ator Marcelo Médici, a cantora Zizi Possi e seu irmão, o diretor José Possi Neto.

    ISOLAMENTO ACÚSTICO
    Dominada por sertanejos, a parada das 70 músicas mais tocadas em rádios no Brasil fechou a semana passada com a faixa "Cancun", do cantor Thiaguinho, em segundo lugar. O pagodeiro é o único artista de outro estilo musical entre os dez primeiros do ranking, divulgado pela empresa Crowley, de monitoramento da audiência radiofônica. No topo está a dupla Maiara & Maraisa, com "Medo Bobo".

    SÓ PARA BAIXINHOS
    O cantor Zeca Baleiro filmou um clipe roteirizado e codirigido por crianças entre 13 e 11 anos. Elas fazem parte do Projeto Guri, que dá cursos de música, canto e tecnologia musical para alunos de rede pública.

    *

    Zeca gravou "Amor e Ijexá" para comemorar os 21 anos do programa social.

    QUESTÕES DE ORDEM
    O jurista Pedro Estevam Alves Pinto Serrano marcou para esta quinta (25) a sessão de autógrafos de seu livro "Autoritarismo e Golpes na América Latina - Breve Ensaio sobre Jurisdição e Exceção". O evento será na Livraria da Vila da alameda Lorena, nos Jardins, das 18h30 às 21h30.

    PARA VER E OUVIR
    A banda Pagan John, dos músicos Gustavo Pagan, João Milliet, Leo Wicthoff e Mauricio Sousa, lançou o EP "Inesperado" e gravou seu primeiro DVD na sexta (19). O grupo subiu ao palco do Auditório Ibirapuera ao lado dos músicos Lucas Lima e Gabriel Milliet, da cantora e atriz Sophia Abrahão e de Rique Azevedo e Samille Joker, da banda Little Nation.

    CURTO-CIRCUITO

    A Casa Brasil recebeu mais de 270 mil visitantes na Olimpíada. O espaço do governo ficará aberto durante os Jogos Paraolímpicos.

    Rafael Cortez e a banda Pedra Letícia tocam nesta terça (23), às 21h, no Teatro Porto Seguro.

    O executivo Edgar Horny recebe nesta terça (23) a Cruz da Ordem ao Mérito da Alemanha.

    O cantor Marc Gadú faz nesta terça (23) show para gravar DVD, às 21h, no Bar do Nelson.

    A empresária Neide Helena de Moraes oferece nesta terça (23), em sua casa, jantar para os patronos da Pinacoteca.

    Chiara Gadaleta faz nesta quarta (24) palestra no Senac Moda Informação/Inverno 2017, no Teatro Cetip, das 8h às 8h30.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e FILLIPE MAURO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024