• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 01:18:23 -03
    Mônica Bergamo

    Governo cobra Petrobras, BB e Caixa por gastos bilionários com advogados

    28/09/2016 02h00

    Reprodução/france24.com
    A ex-presidente Dilma Rousseff concede entrevista a um canal de TV francês antes de ser deposta
    A ex-presidente Dilma Rousseff concede entrevista a um canal de TV francês antes de ser deposta

    O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle vai notificar 24 estatais para que elas expliquem a terceirização de serviços jurídicos. Os contratos investigados, que somam cerca de R$ 2,2 bilhões e vencem em 2016, foram feitos nos governos da presidente Dilma Rousseff.

    DEFESA 2
    A maioria das contratações desses serviços de advocacia e consultoria foi firmada por inexigibilidade ou com dispensa de licitação. Os atuais gestores jurídicos terão 15 dias para responder a perguntas sobre os critérios dos editais. Também serão questionados se há remuneração mesmo sem a produção de peças e sobre a composição do departamento jurídico de cada estatal.

    DEFESA 3
    Petrobras, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BR Distribuidora, Eletrobras, Telebras, Infraero e Embrapa estão entre as empresas notificadas.

    CARISMA
    A equipe de Fernando Haddad (PT) testou Lula nas telas para saber o efeito da presença dele na propaganda eleitoral do prefeito. A população estaria contrariada (ou "puta", nas palavras de um assessor do prefeito) com o ex-presidente. Ainda assim, presta atenção quando ele aparece na TV.

    TIRO CERTO
    As declarações de Lula são mais eficientes quando ele fala de política e da possibilidade, por exemplo, da perda de direitos dos trabalhadores. Já quando aborda temas como educação, "ninguém ouve". A não ser que faça referência a programas concretos, como o ProUni.

    ESCORREGÃO
    O ex-senador Eduardo Suplicy tropeçou em uma calçada torta e caiu enquanto fazia campanha para o prefeito Fernando Haddad na periferia de SP nesta terça (27). Ele machucou a mão na queda, mas levantou rapidamente e continuou andando. Vendo que o candidato a vereador, que tem 75 anos, estava com o dedo sangrando, a repórter Cristiane Agostine, do jornal "Valor", foi buscar um curativo para ele na farmácia mais próxima. "Ela me salvou", disse Suplicy.

    MATEMÁTICA
    A procuradora Sandra Jardim, que atua na acusação dos 74 policiais condenados pelo massacre do Carandiru, calcula que só para que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgue o recurso dela pedindo que os julgamentos não sejam anulados serão necessários cerca de três anos.

    MATEMÁTICA 2
    Eles tinham sido condenados em cinco júris diferentes, mas o TJ-SP (Tribunal de Justiça de SP) decidiu nesta terça (27) que os julgamentos devem ser anulados e recomeçar do zero.

    LONGA ESPERA
    O processo do Carandiru já tramita há 24 anos na Justiça. Até agora, nenhum policial cumpriu pena pelas 111 mortes do massacre.

    DANDO UM TOQUE
    O MIS (Museu da Imagem e do Som) vai receber uma exposição de fotografia para cegos. As imagens serão escaneadas e reproduzidas em 3D. Organizada pelo fotógrafo Gabriel Bonfim, a mostra terá 24 fotografias retratando o cotidiano do cantor italiano Andrea Bocelli e do bailarino carioca Dênis Vieira.

    LETRAS
    O jornalista Paulo Werneck e a editora Fernanda Diamant estão se associando para lançar uma revista mensal dedicada exclusivamente aos livros. A ideia é publicar lançamentos, resenhas e também ensaios de política, economia e cultura. "Queremos tratar bem o viciado em leitura, que não vai se curar nunca", diz Werneck, que até este ano era o curador da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

    CUIDADO, FRÁGIL
    Facundo Guerra, escolhido para operar o bar que será aberto em 2017 no subsolo do Theatro Municipal de SP, diz que a adaptação do local será feita com o máximo cuidado. "Como o salão é tombado, no projeto inteiro a gente não vai pregar nem um prego na parede", afirma o empresário.

    Seu grupo, o Vegas, dono de locais como o bar Riviera, o Cine Joia e as boates Yacht e Lions, foi selecionado pela instituição após análise de propostas iniciada em maio.

    -

    TÔ NA MODA Emicida (à dir.) e o irmão Evandro Fióti posam para a revista 'Elle' para apresentar a Lab, grife do rapper que será lançada na SPFW; coleção tem tecidos artesanais africanos, que os dois garimparam em viagens

    -

    PRODUÇÃO DE CAPA
    O MIS (Museu da Imagem e do Som) fez na segunda (26) um coquetel de abertura da exposição "David Zingg no Notícias Populares", sobre o período do fotógrafo americano no jornal. O diretor-executivo do MIS, André Sturm, e o curador da mostra e colunista da Folha, Leão Serva, receberam o artista Guto Lacaz, os jornalistas Matinas Suzuki e Mona Dorf.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    A designer Camila Klein inaugura hoje novo espaço de sua marca, nos Jardins, às 17h30.

    O professor colombiano Daniel Bonilla é um dos convidados internacionais de fórum que o Instituto Pro Bono realiza a partir de hoje, no Maksoud.

    Bruno Bock, do canal Pipocando, participa hoje da conferência youPIX CON, na Escola Britânica de Artes Criativas.

    O coach brasileiro Geronimo Theml fala hoje sobre produtividade, na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

    Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024