• Colunistas

    Thursday, 25-Apr-2024 11:07:56 -03
    Mônica Bergamo

    Sob críticas de ruralistas, escola do Rio vai manter enredo em defesa de índios

    07/01/2017 02h00

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    CARNAVAL IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE | RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 16-02-2015: Imperatriz Leopoldinense desfila no sambodromo Passarela Professor Darcy Ribeiro, na Marques de Sapucai, na segunda noite do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro. Imperatriz Leopoldinense vem para a avenida com o enredo "Axe. Nkenda, um ritual de liberdade: e que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz". (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, COTIDIANO)
    Ala do desfile da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval de 2015, no Rio

    A Imperatriz Leopoldinense decidiu manter todos os detalhes de seu enredo para o Carnaval, que despertou a ira do agronegócio. O desfile cita ameaças aos índios, como disputa por terras, desmatamento e a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

    JOIO E TRIGO
    "Não é uma história inventada, é real", diz Cahê Rodrigues, carnavalesco da escola carioca e autor do enredo. "Nossa intenção nunca foi agredir o agronegócio. Sabemos o quanto ele é importante e não estamos generalizando. Em toda área há os bons e os maus. Nossa crítica é a quem usa agrotóxicos indevidamente, destrói a natureza. É uma polêmica desnecessária."

    ATRAVESSOU O SAMBA
    Já a Sociedade Rural Brasileira vai patrocinar uma campanha para mostrar a "competência agrícola e pecuária do Brasil", diz Gustavo Junqueira, presidente da entidade. Para ele, a agremiação "ofende um setor muito forte da economia". Um dos motivos da discórdia são as alas "Olhos da cobiça", "Chegada dos invasores" e "Fazendeiros e seus agrotóxicos".

    QUERO O MEU
    Funcionários exonerados pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) estudam entrar na Justiça para receber o salário de férias de 2017. Pela lei, os que saíram até o dia 1° de janeiro perdem o direito. Os que deixaram os cargos depois do dia 2 receberão a remuneração.

    CALENDÁRIO
    O argumento é o de que um dia de diferença não poderia gerar tratamento de tal forma desigual. Haddad exonerou 465 pessoas em 30 de dezembro, último dia útil de seu governo.

    PARCERIA
    Após produzir o filme "Canção da Volta" (2016), o casal de cineastas Marina Person e Gustavo Rosa de Moura procura locações para a comédia "Antes Tarde do Que Nunca", sobre uma mulher que sai de um coma de 25 anos.

    DERRADEIRO
    Arlindo Cruz é a última atração confirmada no Camarote Bar Brahma no Carnaval de SP. Zeca Pagodinho, Sandra de Sá, Margareth Menezes e Demônios da Garoa também vão se apresentar.

    BOA VONTADE
    Antes da confirmação de Charles Cosac como novo diretor da Biblioteca Mário de Andrade, uma das dificuldades para preencher o cargo era o salário (R$ 4.000 brutos, cerca de R$ 3.000 líquidos). Cosac é herdeiro de mineradoras e já havia dito que, depois do fechamento de sua editora, a Cosac Naify, tinha vontade de trabalhar como "voluntário em um museu".

    MÚSICA NEGRA
    O cantor Martinho da Vila fez show na quinta (5) no Sesc Belezinho, que sedia a mostra "Motumbá: Memórias e Existências Negras". Estiveram lá a advogada Ana da Silva e os professores Reginaldo Moreira e Gabriel Santos.

    NEGADO
    O projeto para a construção de um museu da Polícia Militar em Palmas, no Tocantins, não conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar recursos pela Lei Rouanet, por falta de "embasamento técnico confiável".

    ESTÁGIO
    A atriz Isis Valverde passou um tempo com blogueiras de moda para fazer o papel de uma no filme "Amor.com", que estreia neste ano. "Queria entender melhor como é esse universo", diz ela, que terá a companhia do estilista Walério Araújo no longa.

    SOM DE VERÃO
    O Café de La Musique de Trancoso, na Bahia, recebeu na quarta (4) a primeira edição de 2017 do show "Elba Convida". O sócio do espaço Jeffrey Jah e a promoter Carol Sampaio foram ao evento. A atriz e cantora Samantha Schmütz também se apresentou.

    CURTO-CIRCUITO

    A 22ª edição do Sesc Verão começa neste sábado (7) e vai até o dia 28 de fevereiros nas 36 unidades do Sesc no Estado.

    O Cine Joia recebe neste sábado (7) à noite o Baile do Bowie, para relembrar David Bowie.

    Os músicos residentes do Ilumina Festival fazem dois concertos gratuitos no auditório do Masp. Neste sábado (7) às 20h e neste domingo (8) às 16h.

    A cantora americana Dionne Warwick se apresenta no Espaço das Américas no dia 23/3. Ingressos à venda.


    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024