• Colunistas

    Thursday, 18-Apr-2024 16:34:00 -03
    Mônica Bergamo

    Palocci prevê derrota em habeas corpus e sonda presos sobre delação

    18/04/2017 02h00

    Rodolfo Buhrer/Reuters
    Antonio Palocci (front), former finance minister and presidential chief of staff in recent Workers Party (PT) governments, is escorted by federal police officers as he leaves the Institute of Forensic Science in Curitiba, Brazil, September 26, 2016. REUTERS/Rodolfo Buhrer ORG XMIT: BRA103
    O ex-ministro Antonio Palocci, preso na Lava Jato

    O STJ (Superior Tribunal de Justiça) deve julgar nesta terça (18) habeas corpus que pede a libertação de Antonio Palocci, preso há seis meses. As expectativas do próprio ex-ministro são negativas em relação ao resultado.

    PRÓXIMO PASSO
    A manutenção da prisão reforçaria a hipótese de Palocci aderir à delação premiada. Ele estuda a possibilidade desde outubro, como antecipou a coluna. Já conversou com outros presos e até mesmo teria sondado advogados do Paraná para negociar com o Ministério Público Federal.

    AGORA OU BEM DEPOIS
    Palocci tem interrogatório marcado para a quinta-feira (20). Logo depois do depoimento, os juízes ouvem as alegações finais de acusação e defesa e dão a sentença. Segundo advogados com experiência em delações, essa é a fase crucial em que um preso decide se faz ou não a delação já que, depois de sentenciado, ele enfrenta uma negociação muito mais dura para fechar um acordo.

    NA MESMA
    Palocci até agora segue representado pelo advogado José Roberto Batochio, que já se declarou contra delações premiadas.

    VEIA
    A relação dos ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral, que já era ruim, ficou péssima depois que as delações premiadas da Odebrecht vieram à tona. Os executivos deram mais informações sobre como, na versão deles, o dinheiro circulava no coração do PMDB. Nem todas elas eram do inteiro conhecimento dos dois auxiliares de Temer.

    PÓS-VERDADE
    O governo de Michel Temer considera que a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, nesta semana, nas comissões especiais onde tramitam sinalizará que o ambiente político não foi "poluído" pelas delações da Odebrecht.

    BOAS VINDAS
    O Lide realizou nesta segunda (17) um debate com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. O ex-secretário municipal de Educação Gabriel Chalita e o presidente do grupo, Luiz Fernando Furlan, estiveram no evento, no hotel Grand Hyatt. Os empresários João Paulo Diniz e Sonia Hess e o advogado Luiz Flávio D'Urso também passaram por lá.

    LISTA DO DORIA
    Duas das três maiores propostas de doação à gestão João Doria (PSDB) foram feitas por entidades ligadas à construção civil, segundo planilhas publicadas nesta segunda-feira (17) pelo prefeito. O SindusCon-SP, sindicato patronal do setor, e empresas da área se propuseram a doar R$ 20 milhões em obras para um abrigo voltado a moradores de rua.

    LISTA DO DORIA 2
    Já fabricantes de asfalto pretendem ceder o mesmo valor em serviços de "recuperação de vias". Uma terceira proposta, também de R$ 20 milhões, foi feita pela aérea Qatar Airways para "conservação e manutenção de pontes e áreas verdes".

    O BICHO PEGA
    ONG internacional de defesa dos animais criados para consumo, a Mercy for Animals vai lançar no Brasil seu departamento de investigações. O setor é reconhecido por acusar nos EUA empresas como McDonald's e Nestlé.

    O BICHO PEGA 2
    O grupo mantém em sigilo seus meios de apuração. Já conseguiu no exterior, por exemplo, imagens que mostravam um fornecedor de carne de frango abatendo animais muito pequenos e doentes. A Mercy for Animals obteve desde 2016 compromissos públicos de empresas brasileiras para interromper o uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas.

    CASA NOVA
    A Casa Natura, espaço para shows que abre em maio no bairro de Pinheiros, em São Paulo, definiu suas primeiras atrações. Serão os shows de Lenine (11 de maio), Baby do Brasil (12) e Mart'nália (13).

    APENAS UM SHOW
    A cantora Bebel Gilberto se apresentou na sexta (13), no Teatro J. Safra. Participaram do evento o violonista Bernardo Bosisio, a cantora Adiel e o curador Eduardo Figueiredo.

    CURTO-CIRCUITO

    Liniker será mestre de cerimônias do lançamento do Circuito Sesc de Artes 2017, nesta terça-feira (18), no Sesc Belenzinho.

    O livro "Cultura de Excelência", de David Cohen, será lançado nesta terça na livraria Saraiva Vila Olímpia, às 19h.

    A Arcah lança nesta terça o projeto o Clube de Amigos na Livraria da Vila dos Jardins.

    O médico Rubens Belfort Junior recebe nesta terça do Sindusfarma o prêmio Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico.

    com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024