• Colunistas

    Saturday, 04-May-2024 03:53:03 -03
    Mônica Bergamo

    Ex-procurador Marcelo Miller era tido como 'duro' com delatores presos

    05/09/2017 02h00

    Ministério Público MG/Divulgação
    Marcelo Miller, em evento do Ministério Público de Minas, em 2016
    Marcelo Miller, em evento do Ministério Público de Minas, em 2016

    Na berlinda desde a delação premiada da JBS, o ex-procurador Marcelo Miller, que foi auxiliar do gabinete do procurador-geral, Rodrigo Janot, era tido com um dos mais duros com presos que acabaram assinando acordo de delação premiada. Segundo relato de um deles, Miller chegava a sinalizar que nunca mais sairiam da prisão caso não colaborassem com as investigações.

    PISTA FORTE
    Janot revelou na segunda (4) que os áudios entregues na semana passada aos procuradores por Joesley Batista, da JBS, "contêm indícios" de conduta "em tese criminosa atribuída ao ex-procurador Marcelo Miller".

    PRIMEIRA CEIA
    João Doria (PSDB-SP) vai oferecer um jantar para a cúpula do DEM no dia 21 de setembro em sua casa, em SP. Dirigentes da legenda já sondaram o prefeito paulistano para deixar o PSDB e entrar no partido. A ideia é lançá-lo candidato a presidente em 2018.

    CEIA 2
    O pretexto será homenagear o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Entre os convidados estão o ministro Mendonça Filho (DEM-PE), da Educação, e o senador Agripino Maia (DEM-RN), presidente da legenda.

    LEAL
    João Doria nega que sairá do PSDB para disputar a Presidência da República contra seu próprio padrinho político, Geraldo Alckmin.

    NO PONTO
    O ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine tem sido aconselhado a aderir a um acordo de delação premiada. Ele foi preso há quase duas semanas, acusado de receber propina.

    CARTAS
    O advogado Alberto Toron, que assumiu a defesa do ex-executivo, afirma que "todas as cartas estão na mesa". Bendine, porém, ainda não tomou qualquer decisão.

    -

    INADIMPLENTES
    O espetáculo "Não Vamos Pagar!", com a participação dos atores Virginia Cavendish, Marcello Airoldi e Zéu Britto, teve pré-estreia na sexta (1º). A atriz Beth Goulart assistiu à apresentação, no Teatro Folha.

    -

    SUSPENSE
    O procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos, pediu à sua assessoria jurídica um parecer sobre pedido de licença não remunerada feito por Flávia Piovesan, eleita para a CIDH (Comissão Internacional de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos). Como os dois são de grupos adversários, há um temor de que Elival Silva Ramos negue o pleito.

    QUESTÃO JURÍDICA
    O procurador-geral nega que já tenha decidido barrar a pretensão de Piovesan, que teria como alternativa abandonar a carreira ou desistir do novo cargo. "Não é verdadeira essa informação", diz ele. "Eu a recebi pessoalmente por mais de uma hora. A questão é saber se há fundamento jurídico para esse afastamento", completa. Ele informa que o parecer sairá até o fim do mês.

    COM CARINHO
    Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, decidiu doar todos os objetos de seu pai ao Retiro dos Artistas. São móveis antigos, centenas de LPs e livros, uma coleção de ursinhos e instrumentos como o pandeiro que ele usou na execução da música "Monte Castelo".

    COM AFETO
    Todas as peças pessoais de Russo ficaram trancadas em um apartamento dele, no Rio, por mais de 20 anos. Manfredini cedeu tudo o que tinha ligação com o processo de criação do pai para a exposição do MIS (Museu da Imagem e do Som), que abre na quarta (6) em São Paulo. As coisas pessoais vão para o retiro.

    ELE GOSTARIA
    "Meu pai sempre doou para o Retiro dos Artistas", diz ele. "Ele ficaria feliz com a minha decisão."

    -

    QUADRO A QUADRO
    A Pinacoteca inaugurou no sábado (2) a exposição No Subúrbio da Modernidade - Di Cavalcanti 120 Anos. Elisabeth Di Cavalcanti, filha do artista, fez discurso em homenagem ao pai. O evento teve a presença dos secretários estaduais da Cultura, José Luiz Penna, e da Educação, José Renato Nalini. Também compareceram o diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, o empresário Alexandre Birman com a mulher, Johanna, e o ex-secretário municipal de Educação Gabriel Chalita.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O governador Geraldo Alckmin entrega para 12 personalidades a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria conferida pelo Estado de São Paulo. Hoje, às 14h30.

    A Galeria Vermelho apresenta hoje Somos, a segunda individual de Iván Argote na galeria. Às 20h.

    A Funarte lança hoje a coleção de livros Plínio Marcos - Obras Teatrais. Às 19h30, na Livraria da Travessa do shopping Leblon, no Rio.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO.

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024