• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 10:02:33 -03
    Mônica Bergamo

    Críticos do MAM nas redes sociais são homens, religiosos e de direita

    05/10/2017 02h00

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Wagner Schwartz (nu), no espetáculo "La Bête" ("O Bicho") em Curitiba
    Wagner Schwartz (nu), no espetáculo "La Bête" ("O Bicho") em Curitiba

    O perfil médio das pessoas que atacaram o MAM nas redes sociais por causa da performance com um homem nu na abertura de uma exposição é de homem (62%), evangélico (40%) e de direita (82%). Eles têm entre 35 e 44 anos, são brancos, casados, de classe média e com ensino superior. Cerca de 60% são de SP.

    APLAUSO
    O levantamento foi feito pela empresa SocialQI, de Daniel Braga, que cuida da comunicação pessoal de João Doria nas redes sociais. O prefeito criticou a mostra –e teve o apoio de 82% dos seguidores que comentaram o vídeo que ele postou nas redes.

    MAIORIA
    Segundo o levantamento, 157 mil pessoas comentaram o assunto até a quarta (4) em sites, blogs e redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram: 66% se posicionaram contra a performance, 16% foram neutros e 18% defenderam o MAM.

    CALDO
    Geraldo Alckmin está se reaproximando de Michel Temer para evitar que, em 2018, o PMDB se coloque contra ele, caso seja candidato.

    O FIM
    O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa diz que ficou aliviado com o recuo do Senado, que não confrontou a corte no caso de suspensão do mandato de Aécio Neves (PSDB-MG). "Seria o fim da democracia no Brasil", diz. "Seria o início de um processo de venezuelização."

    VELHOS TEMPOS
    Para ele, o Supremo tem a última palavra nesses casos. "Político revogando decisão judicial é coisa de ditadura."

    AGORA SIM
    Barbosa vai nesta quinta (5) à palestra de Barack Obama promovida pelo jornal "Valor" e pelo banco Santander. Em 2011, quando o americano veio ao país, ele não foi convidado pelo governo de Dilma Rousseff para nenhum dos eventos com o então presidente dos EUA.

    -

    TODAS AS CORES
    O cantor Johnny Hooker fez show no lançamento da Casa Ponte, local que irá abrigar palestras e debates sobre o universo LGBT, em São Paulo. A cantora Daniela Mercury e sua mulher, Malu Verçosa, a modelo Lea T, a atriz americana Jamie Clayton e a drag queen Salete Campari também passaram por lá, na terça (3)

    -

    SOB CONTROLE
    O presidente da Assembleia Legislativa de SP, Cauê Macris (PSDB), protocolou projeto de lei para criar uma Controladoria Geral interna da Casa formada por auditores com nível superior de escolaridade. A função do órgão seria o "acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial".

    SOB CONTROLE 2
    Macris recentemente descontentou colegas ao lançar um aplicativo que disponibiliza dados como gastos de gabinetes dos deputados.

    PARA SEMPRE
    Tita Parra, neta da célebre cantora e compositora chilena Violeta Parra, vem ao Brasil neste mês. Ela se apresenta no dia 21 de outubro em São Paulo, ao lado da brasileira Mônica Salmaso, para homenagear o centenário de nascimento da artista. O show será no Unibes Cultural.

    PRESSA
    A presidente da Ancine, Debora Ivanov, afirmou na sexta (29) que há "tranquilidade" em relação ao apoio do Congresso à prorrogação da Lei do Audiovisual, mas que a "angústia" se deve ao prazo necessário para a aprovação da medida. Em agosto, um projeto de lei que adiava o fim do incentivo foi vetado pelo presidente Temer por falta de um estudo de impacto orçamentário.

    PRESSA 2
    Em encontro com profissionais de cinema em São Paulo, Debora disse que é necessário estar em Brasília "semana a semana" para pressionar pela prorrogação. Sem a medida, os benefícios da lei terminam no final deste ano.

    -

    PÁGINAS DE MEMÓRIA
    O jornalista Juca Kfouri lançou seu livro "Confesso que Perdi" com sessão de autógrafos na terça (3),em São Paulo. Sua mulher, Leda Kfouri, os advogados Samuel Mac Dowell, Taís Gasparian e Gustavo Vieira de Oliveira, filho do ex-jogador Sócrates, estiveram no evento. A empresária Ida Maria Frank também compareceu.

    -

    CURTO-CIRCUITO

    O Balé da Cidade de São Paulo apresenta hoje o espetáculo "Anatomia 01". Às 20h, no Theatro Municipal.

    Samuel Rosa faz hoje pocket show em prol do Instituto Itaci. Às 20h, na Fundação Maria Luisa Oscar Americano.

    Luiz Philippe de Orleans e Bragança lança hoje o livro "Por que o Brasil é um País Atrasado?". Às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

    com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

    mônica bergamo

    Jornalista, assina coluna com informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999. Escreve diariamente.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024