• Colunistas

    Tuesday, 23-Apr-2024 16:41:01 -03
    Sandro Macedo

    Porter x Stout

    24/02/2016 02h00

    Que estilo de cerveja veio primeiro, porter ou stout? E qual é melhor? A primeira pergunta é mais fácil de responder e, como em boa parte das questões cervejeiras históricas, os ingleses estão no meio.

    Resposta curta: a porter veio primeiro. E assim como o Liverpool nasceu do Everton e o Flamengo derivou do Fluminense, a stout chegou depois... e ficou mais popular. Culpa, ou mérito, da Guinness, símbolo de stout no mundo.

    Versão um pouco mais longa: a porter era a cerveja do povão nos séculos 18 e 19, muito consumida pelos trabalhadores da região portuária de Londres, que misturavam cervejas para chegar a uma opção que fosse mais escura e alcoólica.

    Já a stout nada mais era que uma porter encorpada, estilo que na origem era vendido como porter stout. No entanto, a fama da Guinness no século 19 simplificou a denominação.

    Hoje, a porter se divide em três subgêneros (brown, robust e baltic) enquanto a stout tem outras seis subcategorias: dry stout (a Guinness), oatmeal, cream, american, russian imperial e foreign extra stout -estas duas últimas, mais alcoólicas.

    Algumas opções são facilmente identificáveis, como a dry stout da Guinness, por sua cremosidade e amargor, ou a London Porter, de aroma mais suave e achocolatado. Porém, com tantas variações, é possível tanto encontrar uma porter mais poderosa quanto uma stout leve (como acontece entre pale ales e india pale ales). No fim, a cervejaria vai definir o estilo.

    O importante, para os apreciadores, é continuar no lado negro da força cervejeira, seja porter, seja stout.

    *

    Neste sábado (27), o Table (11/3068-0775), nos Jardins, apresenta mais uma edição de seu BeerFest, no qual harmoniza tábuas com seis petiscos com chopes, entre eles, o Black Cab Stout, da inglesa Fuller's

    *

    Comecei uma empreitada pessoal no tal Instagram. A ideia é postar uma cerveja para cada dia do ano... e este tem até 29 de fevereiro. Enfim, quem quiser, pode acompanhar a desventura na conta @sandromacedocerveja e ver como estou atrasado (já)

    *

    COLORADO DEMOISELLE
    Uma robust porter com café bem presente na fórmula, que ficou mais conhecida por aqui graças à Colorado, de Ribeirão Preto
    TEOR ALCOÓLICO 6,0%
    QUANTO R$ 8,49 (600 ml)
    ONDE no Extra (extra.com.br )

    S'MORE STOUT
    Embalada numa simpática garrafa de alumínio, a cream stout da americana Base Camp tem aroma de chocolate e acompanha bem sobremesas
    TEOR ALCOÓLICO 7,7%
    QUANTO R$ 49,50 (650 ml)
    ONDE WBeer (wbeer.com.br )

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024