• Colunistas

    Friday, 29-Mar-2024 07:50:04 -03
    Sandro Macedo

    Novidades americanas: na lata, na garrafa e em Pinheiros

    15/01/2017 02h00

    Donald Trump chegou lá. O que significa que a partir deste ano talvez não seja tãããooo legal ir até lá para "nosotros" latinos. A boa notícia, no que diz respeito às cervejas, é que elas continuam vindo. Na época das festas, o mercado abasteceu-se de boas sugestões americanas.

    Ainda no final do ano passado chegou ao Brasil pela primeira vez a Oskar Blues, do Colorado. Dizem que é a primeira artesanal que teve coragem de apostar na latinha, com a Dale's Pale Ale, em 2002. O rótulo é o carro-chefe, mas não está só. Outro destaque do pacote, com nove opções, é a leve vienna lager Beerito, com 4% de teor alcoólico e apenas 21 IBUs (unidade de amargor). Recomendável para o verão.

    Já a queridinha Rogue, do Oregon, trouxe um novo lote antes da ceia de Natal, incluindo a 7 Hop IPA, feita com sete lúpulos, todos colhidos na própria fazenda da cervejaria. A marca também trouxe uma versão enlatada: a Pendleton Pale Ale, produzida com maltes especiais.

    Mas a melhor notícia vem de uma marca de Chicago (terra de Obama), com a abertura do bar Goose Island Brew House, em Pinheiros (rua Baltazar Carrasco, 187). Todo envidraçado, mostra que a cervejaria, do grupo AB InBev, segue investindo pesado por aqui. Visitei no esquema de "soft openning", com cardápio reduzido e alguns chopes servidos nas várias torneiras ornadas com a cabeça do famoso ganso.

    A casa tem uma espécie de minifábrica nos fundos que não é decorativa. Lá serão produzidos os chopes tradicionais e criações exclusivas, como o Goose Brasil, uma refrescante american wheat ale. E nem precisa chegar perto do sr. Trump.

    *

    DALE'S PALE ALE
    Cerveja mais famosa da marca Oskar Blues, essa american pale ale apresenta creme persistente e evidencia bem o malte, além do lúpulo. Equilibrada

    Teor alcoólico 6,5%; R$ 23 (355 ml), no Cateto Pinheiros, tel. 3063-5220

    Divulgação
    A cerveja Dale's Pale Ale
    A cerveja Dale's Pale Ale

    *

    PENDLETON PALE ALE
    Versão em lata bastante refrescante, a Pendleton é uma american pale ale feita com lúpulos e maltes plantados na fazenda da própria Rogue

    Teor alcoólico 5,3%; R$ 26 (355 ml), no Empório Alto dos Pinheiros, tel. 3031-4328

    Divulgação
    A cerveja Pendleton Pale Ale
    A cerveja Pendleton Pale Ale

    sandro macedo

    Cervejas

    sandro macedo

    Jornalista, foi editor do 'F5', da 'Folha Corrida' e repórter de bares do 'Guia Folha'. Escreve aos domingos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024