• Comida

    Friday, 29-Mar-2024 01:54:25 -03

    Recife tem o maior consumo de uísque do mundo, diz revista especializada

    RAFA SANTOS
    Colaboração para a Folha Online

    14/04/2009 07h55

    O emergente mercado brasileiro de uísque tem uma série de pequenas e interessantíssimas particularidades. A primeira é que Recife (PE) é a cidade que detém o maior consumo de uísque per capita em todo o mundo. Os dados são da prestigiada publicação inglesa "The Whisky Magazine".

    Beatriz Toledo/Folha Imagem
    Publicação inglesa diz que Recife tem o maior consumo de uísque per capita no mundo
    Publicação inglesa diz que Recife tem o maior consumo de uísque per capita no mundo

    Isso mesmo, a cidade conhecida por suas pontes, Carnaval e belas praias tem grande importância no setor nacional. Tanto que Eduardo Blohm Bendzius, diretor de marketing da Diageo --que controla as marcas Smirnoff, Johnnie Walker, Captain Morgan, Baileys, J & B, José Cuervo e a cerveja Guinness--, explica que a empresa executa ações específicas para Pernambuco. "O Brasil, hoje, é o país onde mais se consome Johnnie Walker Red Label no mundo, e Recife corresponde a pelo menos 40% desse volume", diz.

    Segundo Bendzius, Recife é um grande mercado não apenas para o uísque, mas também para outras bebidas destiladas. "A cidade tem uma cultura de destilados que também abarca bebidas como o rum", explica.

    O consumo de uísque na capital de Pernambuco tem algumas particularidades, como o costume de ser bebida com gelo produzido com água de coco. "Como bebedor de uísque, não sou purista, acho que cada um deve degustar a bebida da maneira que achar melhor", afirma.

    Não é o que pensa Kleber Damasceno Prado, 64, ex-presidente e membro do conselho da Sociedade Brasileira do Whisky. "Eu tenho a opinião que o uísque é um tipo de bebida que se basta, não precisa de mais nada além de gelo e água de boa qualidade para apreciar", explica.

    Prado começou a se interessar pela bela bebida em meados de 1970 e não parou mais. "Tive a oportunidade de conhecer a Inglaterra e, lá, fui provando bons uísques e comprei meu primeiro livro", explica. Segundo ele, o mercado brasileiro cresceu muito nos últimos anos. "Hoje em dia, é muito fácil encontrar um uísque de boa qualidade nas capitais. Antes, tínhamos que esperar que alguém trouxesse de fora", diz.

    Rótulos nobres e destilarias fantasmas

    O bom momento do mercado nacional de uísque colocou o país na rota dos chamados lançamentos super premium --uísques produzidos com matérias-primas nobres, de produção limitada, como o Johnnie Walker King George V, que teve cem unidades lançadas no Brasil.

    Na produção desse tipo de bebida, muitas vezes são usadas matérias-primas das chamadas destilarias fantasmas --que fecharam as portas apesar da qualidade, o que confere a esses rótulos uma aura de originalidade.

    Os lançamentos mais exclusivos costumam atrair colecionadores. Algo que Prado não concorda. "Eu respeito muitos os colecionadores, mas acho que o uísque foi feito para ser bebido e é muito mais gostoso beber do que admirar um garrafa", encerra.

    Veja onde provar a bebida em São Paulo

    Divulgação
    Ambiente do Baretto, que tem boa carta de uísques e costuma atrair abonados e modernos
    Ambiente do bar Baretto, que tem boa carta de uísques e costuma atrair abonados e modernos

    Baretto
    Da família Fasano, o sofisticado bar é frequentado por chiques e abonados. A partir da happy hour, músicos experientes tocam standards do jazz e da música brasileira. O local dispõe de mais de 60 marcas de uísque.
    Informe-se sobre o local

    Ca'd'Oro
    Frequentado por executivos que trabalham na região central da cidade, serve canapés, carpaccios --produzidos pela casa-- e coquetéis requintados, como o vendemmia, que inclui suco de uva natural e licor dinamarquês. A carta de bebidas do local dispõe de mais de 28 marcas de uísque.
    Informe-se sobre o local

    Finnegan's
    Famoso reduto de estrangeiros em São Paulo, este pub tem estilo irlandês e música ao vivo (classic rock e blues). Além do chope Guinness e da cerveja Erdinger, oferece o irish coffee, preparado com uísque, creme de leite e café. Entre os petiscos, a dica é o filé-aperitivo, acompanhado de pão e molho especial, para três pessoas.
    Informe-se sobre o local

    Miller Goddard
    A casa especializada em uísque possui mais de 70 rótulos da bebida. Além de toda essa diversidade, um dos atrativos é a programação de shows.
    Informe-se sobre o local

    Beatriz Toledo/Folha Imagem
    Além do clássico caju amigo, o Pandoro dispõe de uma carta de uísques respeitada
    Além de servir o clássico caju amigo, Pandoro dispõe de uma carta de uísques respeitada

    Pandoro
    Famoso por ser o berço do clássico drinque caju amigo, a casa dispõe de boas opções de uísque, como alguns rótulos da linha Johnny Walker e o Jim Bean. Para comer, o destaque é o clássico sanduíche de bife à milanesa.
    Informe-se sobre o local

    The Wall
    No lobby do hotel Unique, a casa está integrada à moderna arquitetura do local. A dica são os sanduíches feitos no tostex, como o tradicional (com presunto e mussarela) e o italiano (salame e provolone). Entre os uísques, destaque para o Royal Salut, especial da Chivas.
    Informe-se sobre o local

    Upstairs
    O bar do hotel Grand Hyatt apresenta ambiente e clima sofisticados. Seu cardápio, com mais de 20 cachaças, agrada a clientela. O local serve petiscos elaborados, como o mini-hambúrguer de filé mignon com molho de duas mostardas (dijon e em grãos), e drinques. Para beber, um dos destaques do local é o uísque Glenfiddich.
    Informe-se sobre o local

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024