A rainha da Jordânia, Rania, 38, esteve nesta sexta-feira em São Paulo, onde conheceu projetos sociais e despertou a atenção de curiosos que buscavam ver, ainda que de relance, a mulher que se destaca tanto pelo ativismo social quanto pela bela aparência --é considerada a mais chique do mundo pelo estilista Giorgio Armani.
Nelson Antoine/AP |
Rainha Rania acena durante visita a SP; ela visita beco que inspirou peça de teatro |
Nascida no Kuait, descendente de palestinos e mãe de quatro filhos, a rainha fazia sua primeira visita oficial ao Brasil. Ontem, em Brasília, ela e o rei Abdullah 2º almoçaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em São Paulo, Rania teve agenda própria. Às 9h, vestindo uma camiseta do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), esteve na Vila Madalena (zona oeste), onde visitou um beco que virou escola.
Em seguida, Rania foi ao Jardim Vilas Boas (zona sul), onde conheceu a Associação Comunitária Despertar, que trabalha com iniciação profissional, capacitação e geração de renda. Escoltada por batedores da PM, policiais federais e cerca de dez carros, a rainha chegou por volta das 11h15 ao local, onde era esperada por moradores. As ruas da área, interditadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foram tomadas por fotógrafos e repórteres.
Nelson Antoine/AP |
Rania, rainha da Jordânia, conheceu projetos sociais na cidade de São Paulo, nesta sexta |
Criada em 1994, a associação comunitária já beneficiou cerca de 16 mil pessoas. De acordo com a diretora Nanci Gorni, 64, as crianças e adolescentes da unidade receberam antes da visita real uma aula sobre a Jordânia, monarquia parlamentarista no Oriente Médio.
Vestindo um casaco bege e uma calça escura, Rania passou rapidamente pelas salas de aula da unidade e assistiu a uma breve apresentação de judô. Ela ganhou de alunas um colar artesanal feito de fios de náilon, retalhos de tecido, miçangas e bolinhas de isopor forradas com crochê.
Milionária e fã da série "Desperate Housewives", a rainha tem um canal no YouTube onde discute questões do mundo árabe e dos muçulmanos. Em 2005, Rania ficou na terceira colocação na lista de maiores beldades do mundo elaborada pela revista "Harper's Bazaar" britânica, atrás apenas da atriz Angelina Jolie e da modelo Christy Turlington --e à frente da top Gisele Bündchen e da cantora Beyoncé, entre outras famosas.