• Cotidiano

    Sunday, 07-Dec-2025 17:52:09 -03

    Beija-Flor e Grande Rio levam Cleópatra e Moulin Rouge à avenida; Mocidade lembra literatura

    FERNANDA PEREIRA NEVES
    Colaboração para a Folha Online

    23/02/2009 06h22

    As escolas Beija-Flor de Nilópolis e Grande Rio animaram o público no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio abordando a história e a cultura de outros países. O destaque da Beija-Flor foi o abre-alas que levou à avenida uma escultura gigante de Cleópatra, enquanto a Grande Rio montou uma alegoria sobre Moulin Rouge. Já a Mocidade Independente falou da literatura brasileira.

    Leia a cobertura completa do Carnaval

    A primeira escola a desfilar foi a Império Serrano que mostrou uma reedição do enredo "A Lenda das Sereias", criado pela escola no ano de 1976. A escola optou por levar à avenida alegorias menores e cores claras para apresentar o enredo que foi dividido em 31 alas e sete carros alegóricos.

    João Wainer/Folha Imagem
    Escola Grande Rio homenageia história e cultura da França para comemorar o dia do país no Brasil, neste ano; veja imagens
    Escola Grande Rio homenageia história e cultura da França para comemorar o dia do país no Brasil, neste ano; veja imagens

    Durante o desfile, diferentes elementos dos mares e de mitologias relacionadas ao mar foram apresentados. No abre-alas, o destaque foi Netuno, o deus dos mares, seguido por sereias, tubarões e recifes. Também foi feita uma homenagem a Iemanjá.

    Já a Grande Rio foi à avenida com o enredo de comemoração ao ano da França no Brasil. O enredo "Voilà, Caxias! Liberté, egalité, fraternité, Merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!" contou com cerca de 3.800 componentes para compor as 33 alas e oito carros alegóricos da escola.

    Foram apresentadas no desfile da Grande Rio características da cultura e da história da França, com destaque a representação do Moulin Rouge que contou com dançarinos do próprio país, que se apresentaram com muito luxo e beleza.

    Ainda falando sobre comemorações, a Vila Isabel entrou na Sapucaí no primeiro dia de desfiles com o enredo "Neste Palco da Folia, é Minha Vila que Anuncia: Theatro Municipal - A Centenária Maravilha", dedicado aos cem anos do teatro, localizado no Rio.

    O destaque da escola foram as apresentações de obras famosas que já passaram pelo palco do Theatro Municipal. Outro momento importante foi a passagem do abre-alas que foi um carro acoplado por três alegorias que representaram a reforma urbanística sofrida pelo Rio, a reconstrução e uma escultura gigante da coroa da escola.

    Rafael Andrade/Folha Imagem
    Vila Isabel comemora cem anos do Theatro Municipal, no Rio. Comissão de frente apresenta palco dos sonhos; veja imagens
    Vila Isabel comemora cem anos do Theatro Municipal, no Rio. Comissão de frente apresenta palco dos sonhos; veja imagens

    A Mocidade Independente foi a quarta escola a entrar na avenida no primeiro dia de desfiles lembrando obras famosas dos escritores Machado de Assis e Guimarães Rosa. Antes da entrada na avenida um princípio de incêndio no abre-alas assustou a escola, mas não prejudicou o desfile da Mocidade. Ainda na concentração, o carnavalesco foi atropelado pelo abre-alas e, com um corte no queixo, precisou ser levado a um hospital.

    Na avenida, a escola desenvolveu nas suas 36 alas e oito carros alegóricos trechos de obras famosas dos dois escritores, como "Dom Casmurro" e "Grandes Sertões Veredas". No último carro, fotos dos escritores foram apresentadas em telas de plasma.

    Diferente dos enredos de homenagens e comemorações, a Beija-Flor foi à Marquês de Sapucaí para falar sobre o banho, abordando desde aspectos históricos até contextos culturais que influenciam a prática do banho.

    O destaque da escola foi as alegorias gigantes, em especial, o abre-alas, de 51 metros de comprimento, que correspondeu ao maior carro já levado à avenida pela Beija-Flor. Nele foi representada Cleópatra em uma enorme escultura. A tecnologia também marcou presença neste carro, com um chafariz. As luzes também foram presentes no desfile da escola.

    Antonio Lacerda/Efe
    Unidos da Tijuca usa fantasias de extraterrestres e fala sobre drácula e lobisomem em desfile sobre o espaço; veja imagens
    Unidos da Tijuca usa fantasias de extraterrestres e fala sobre drácula e lobisomem em desfile sobre o espaço; veja imagens

    Para terminar o primeiro dia de desfiles, a Unidos da Tijuca entrou na avenida para retratar o espaço sideral, baseadas em lendas e literaturas originadas da imaginação do ser humano. O enredo apresentado foi "Tijuca 2009: uma odisseia sobre o espaço".

    Entre as diferentes abordagem do espaço, a escola falou de desenhos animados, cartoons e gibis, como "Pequeno Príncipe", "Cavaleiros do Zodíaco" e "Os Jetsons". Outros filmes lembrados foram "Marte Ataca", "Jornada nas Estrelas", "Independence Day" e "MIB - Homens de Preto".

    A Unidos da Tijuca encerrou o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. Antes se apresentaram Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel Mocidade Independente e Beija-Flor. .

    Na segunda-feira, se apresentam Porto da Pedra, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Mangueira e Viradouro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2025