• Cotidiano

    Sunday, 20-Jan-2019 07:45:39 -02

    Enredo da Imperatriz Leopoldinense homenageia bairro de Ramos

    da Folha Online

    24/02/2009 00h20

    A Imperatriz Leopoldinense homenageia neste ano o bairro de Ramos, na zona norte do Rio. A escola de samba iniciou a apresentação na Marquês de Sapucaí por volta da 0h20 desta terça-feira.

    Leia a cobertura completa do Carnaval
    Veja o samba-enredo da Imperatriz

    Ayrton Vignola/Folha Imagem
    Luiza Brunet desfila como rainha da bateria da Imperatriz Leopoldinense; veja imagens
    Luiza Brunet desfila como rainha da bateria da Imperatriz Leopoldinense; veja imagens

    "Nasceu neste bairro uma das principais escolas de samba [Imperatriz Leopoldinense], um dos principais blocos --Cacique de Ramos-- e um dos principais grupos --Fundo de Quintal--, e tanto o bairro quando a musicalidade originada nele são lembrados no samba enredo da Imperatriz neste ano", destaca a carnavalesca da escola, Rosa Magalhães, que realiza seu 19º carnaval ao lado da Imperatriz.

    A escolha por lembrar o bairro de origem da escola aconteceu devido às comemorações de 50 anos da Imperatriz.

    Para desenvolver o enredo, 4.000 pessoas desfilam em 32 alas e oito carros alegóricos.

    Desfile

    O abre-alas que representa a fundação do bairro Ramos. Em seguida, a escola aborda a vida musical do bairro, começando pela criação dos primeiros clubes carnavalescos fundados na década de 1910, que futuramente deram lugar aos blocos de carnaval como o Recreio de Ramos, que teve a o auxílio do maestro Villa-Lobos, de Pixinguinha e outros nomes de referência da música.

    Rafael Andrade/Folha Imagem
    Comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense; enredo da escola de samba homenageia o bairro de Ramos; veja outras imagens
    Comissão de frente da Imperatriz Leopoldinense; enredo da escola de samba homenageia o bairro de Ramos; veja outras imagens

    A Imperatriz também vai abordar o surgimento da escola, de uma dissidência do bloco Recreio de Ramos e todas as suas conquistas, com destaque para os cinco campeonatos. O último deles foi conquistado no ano de 2001.

    Narrando toda a história da escola, a carnavalesca afirma que nenhum detalhe pode ser destacado como mais importante. "Não posso destacar apenas alguns trechos porque eles estão interligados e dependem um do outro", afirma.

    Grupo Especial

    Antes da Imperatriz Leopoldinense desfilaram Porto da Pedra e Salgueiro. Nesta segunda noite de desfiles do Grupo Especial também se apresentam Portela, Mangueira e Viradouro.

    Na primeira noite desfilaram Império Serrano, Grande Rio, Vila Isabel, Mocidade Independente, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2019