• Cotidiano

    Thursday, 28-Mar-2024 05:29:58 -03

    Após uma semana, morre paciente com dois corações em São Paulo

    da Folha Online

    11/03/2009 19h00

    O paciente de 53 anos que passou por uma cirurgia que o deixou com dois corações na semana passada morreu no final da madrugada desta quarta-feira, informou o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas), de São Paulo. Seu estado de saúde era considerado gravíssimo pelos médicos, que chegaram a informar que ele tinha 50% de chances de sobrevivência.

    Zanone Fraissat/Folha Imagem
    O paciente que ficou com dois corações estava há 4 meses na fila do transplante
    O paciente que ficou com dois corações estava há 4 meses na fila do transplante

    De acordo com o hospital, o paciente teve falência de múltiplos órgãos. Ainda de acordo com o hospital, ele estava estável desde o dia da cirurgia, porém, seu quadro clínico piorou na noite de ontem.

    A cirurgia foi realizada na quarta-feira (4) e teve a duração de 12 horas. Segundo o médico Alfredo Fiorelli, cirurgião cardíaco e diretor do Programa de Transplantes de Coração Adulto do Incor, o paciente estava em estado crítico antes da cirurgia e teria apenas mais alguns dias de vida se não passasse pela intervenção. Ele estava internado no Incor desde o dia 13 de janeiro e contava com a ajuda de aparelhos para manter-se vivo.

    O médico ainda ressaltou que um transplante cardíaco comum não poderia ser feito no paciente, porque a miocardiopatia --de origem desconhecida--, que causou dilatação e perda das funções do coração, provocou também um acúmulo de sangue nos pulmões ou hipertensão pulmonar. "Um coração sadio não suportaria o esforço que teria com a hipertensão pulmonar", disse Fiorelli.

    Por conta disso, os médicos optaram por deixar o paciente com dois corações. O coração com problema permaneceria do lado esquerdo do tórax do paciente, ligado ao coração transplantado, localizado do lado direito. Ambos recebem sangue e bombeiam sangue para o resto do corpo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024