Acostumado a coordenar dos bastidores diversos eventos em São Paulo, o chef David Hertz, 35, inverteu os papéis na noite de hoje e subiu ao palco no Masp para se tornar o primeiro vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, lançado neste ano com exclusividade pela Folha.
Renato Stockler/Folha Imagem |
Chef de cozinha, curitibano David Hertz lidera a Associação Gastromotiva, que capacita jovens de baixa renda |
"O prêmio é a certeza de que estamos no caminho certo, e essa trajetória toda é viável", celebrou o gastrônomo.
David é mentor e principal líder da Associação Gastromotiva, que de forma prática, capacita jovens de baixa renda em curso profissionalizante em gastronomia para ingresso no mercado de trabalho, gera renda por meio de um bufê-escola e visa dar suporte ao desenvolvimento de negócios sociais em comunidades carentes.
Em dois anos, sua organização formou 66 pessoas de bairros periféricos de São Paulo --neste ano serão formados 60 jovens e, no próximo, 120-- e acaba de replicar o modelo na Indonésia.
"Fiquei realizada, foi um sonho concretizado finalmente", festeja a sous-chef Uridéia Andrade da Costa, 24, coordenadora do Bufê Escola Gastromotiva e maior inspiração de David na criação da ONG.
Com a vitória, o gastrônomo receberá uma consultoria de gestão da sitawi e uma bolsa de estudos integral para curar o MBA Gestão e Empreendedorismo Social, do Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração).
"Todo o patrocínio que recebermos beneficiará cada projeto dos alunos da Gastromotiva", ressaltou David.
O outro finalista do concurso foi o educador ambiental e especialista em saúde pública Daniel Cywinski, 35, cofundador da Associação Mestres da Obra, também de São Paulo, que implanta atividades culturais em canteiros de obras em São Paulo.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano dos operários da construção civil, Daniel realiza ateliês de arte com resíduo da própria construção e atividades de fotografia, música e teatro, pelos quais, desde 2008, passaram 290 trabalhadores, que tiveram as obras expostas em São Paulo, Rio, Maceió e Barcelona.
De iniciativa exclusiva da Folha, o Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2009 tem visa incentivar ideias inovadoras postas em prática há mais de uma no e há menos de três e tem como apoiadores o Ceats-FIA, a Fundação Schwab, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o UOL e a sitawi, com patrocínio da Caixa e da Nestlé.