• Cotidiano

    Thursday, 04-Jul-2024 14:43:03 -03

    Chuva alaga 11 bairros em Capivari (SP) e deixa mais de 400 desabrigados

    da Folha Online

    21/01/2010 12h58

    As pancadas de chuvas que atingiram a maior parte do Estado entre a noite de quarta-feira (20) e a manhã de hoje voltaram a causar problemas na cidade de Capivari (137 km de São Paulo), onde ainda havia 11 bairros alagados por volta das 12h50. A estação elevatória de Caraça também foi atingida, mas não comprometeu o abastecimento de água no município.

    Chuva causa cinco mortes na Grande SP
    Problema em bombas alaga e interdita o túnel Tribunal de Justiça
    Defesa Civil coloca 26 bairros de SP em alerta

    De acordo com a prefeitura, as chuvas fizeram com que o rio Capivari voltasse a transbordar. Com isso, ficaram alagados os bairros Moreto, Vila Balan, Juventus, Centro, Nova Aparecida, Cancian, Ribeirão, Santa Rita, Bosque dos Pinheiros, Flaboyant e Vila Cardoso. Ao todo, 420 pessoas precisaram deixar suas casas e foram encaminhadas para abrigos públicos.

    Ainda segundo a prefeitura, quatro escolas estão servindo de abrigo para as cerca de 420 pessoas que precisaram deixar suas casas devido aos alagamentos. A cidade já está com decreto de situação de emergência desde o início do ano, quando os temporais afetaram cerca de 30 mil pessoas.

    A previsão da prefeitura da cidade é que o nível do rio Capivari continue subindo, uma vez que há previsão de novas pancadas de chuvas para esta quinta-feira. Por volta das 12h, o nível do rio estava em torno dos 3,35 metros, sendo que normal é 2,5 metros.

    Assim, como nas últimas enchentes, a estação elevatória Caraça voltou a ser atingida, mas não houve interrupção do fornecimento devido ao término do trabalho de blindagem no local, segundo a prefeitura. Apesar disso, o fornecimento ainda não estava normalizado nos bairros centro e Rossi, afetados nas últimas chuvas. A previsão é que seja normalizado ainda hoje.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024