• Cotidiano

    Tuesday, 14-May-2024 15:33:28 -03

    Navio onde 310 passaram mal será desinfetado em SP; norovírus causou de surto

    da Folha Online

    11/03/2010 16h30

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou nesta quinta-feira que o surto que atingiu o navio "Visions of the Seas" --onde 310 pessoas passaram mal-- foi causado pelo norovírus. Após a conclusão do laudo sobre a causa do surto, a Anvisa determinou que a embarcação passe por um "criterioso procedimento de limpeza e desinfecção".

    Empresa dá crédito de 25% para passageiros após surto
    Anvisa coleta amostras em navio após grupo passar mal
    Passageiros passam mal e transatlântico fica retido no Rio

    De acordo com a agência, a medida é preventiva e tem como objetivo "propiciar uma viagem mais segura aos passageiros que participarão dos próximos cruzeiros".

    Segundo a Royal Caribbean, o procedimento deverá ocorrer nesta sexta (12), durante a escala do navio --que realiza outro cruzeiro atualmente-- em Santos (litoral paulista). "O procedimento terá duração estimada de 24 horas e deverá ser realizado sem a presença de nenhum hóspede a bordo", informou a empresa.

    Na semana passada, o navio teve de ficar retido em Búzios (RJ), após 310 pessoas apresentarem sintomas de gastroenterite a bordo da embarcação.

    De acordo com a agência, todas as amostras coletadas deram resultado positivo para o teste de norovírus, apontado como um dos principais causadores de infecções em navios de cruzeiros. Os exames foram realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels e pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio.

    Norovírus

    Ainda segundo a Anvisa, o norovírus é um vírus especifico dos seres humanos, e pode ser transmitido pelo contato com pessoas e superfícies contaminadas, além de alimentos ou água.

    "Apesar da fácil disseminação e contágio, as infecções por norovírus geralmente não são graves. Os sintomas geralmente se iniciam de 24 a 48 horas após contaminação e duram, em media, de um a três dias", explicou, em nota.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024